Categoria Economia  Noticia Atualizada em 06-03-2013

Venda de carro zero despenca
As vendas de carros zero-quil�metro tiveram forte queda em fevereiro, apontam os dados de levantamento da Fenabrave (Federa��o Nacional da Distribui��o de Ve�culos Automotores) divulgados ontem.
Venda de carro zero despenca
Foto: www.dci.com.br

Somando os n�meros de autom�veis, comerciais leves, caminh�es e �nibus comercializados no m�s, a retra��o foi de 24,5% ante janeiro e de 5% na compara��o com fevereiro de 2012.

A volta gradual do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) influiu para a redu��o nos emplacamentos de autom�veis, segundo a Fenabrave. Durante o ano passado, carros 1.0 tiveram isen��o desse tributo e agora, no primeiro trimestre, a al�quota subiu para 2%. No segundo trimestre, o IPI dos ve�culos populares ir� a 3%. Se n�o houvesse o incentivo do governo, voltaria ao patamar de 7%.

Segundo o presidente executivo da federa��o, Alarico Assump��o J�nior, no caso de autom�veis e comerciais leves, os concession�rios ainda tinham, em janeiro, estoques sem a incid�ncia do IPI e, em fevereiro, essa situa��o n�o se manteve.

Al�m disso, os dias �teis a menos e o feriado tamb�m atrapalharam. "O m�s � curto. No ano passado, fevereiro teve 29 dias. E o Carnaval tem influ�ncia muito grande, desta vez foi no meio do m�s", ressalta o presidente do Sincodiv-SP (Sindicato das Concession�rias e Distribuidoras de Ve�culos Automotores no Estado de S�o Paulo), Oct�vio Vallejo.

OTIMISMO - Apesar da forte queda em fevereiro, concession�rias da regi�o mant�m otimismo de que mar�o mostrar� rea��o nas vendas. Um dos fatores para que isso ocorra � a eleva��o da al�quota do IPI a partir de 1� de abril. Isso deve servir de est�mulo para que os consumidores interessados em trocar de carro fechem neg�cios neste m�s.

Rodrigo Santos, gerente de loja da marca Ford em Santo Andr�, assinala que existe fila de espera para alguns modelos, como o Fiesta 1.6 e o EcoSport com c�mbio autom�tico.

Nesse �ltimo caso, a demora para receber o carro ultrapassa 60 dias, ou seja, o comprador ter� de arcar com valor mais alto, j� que o desconto do IPI ter� diminu�do.

Algo que pode colaborar para melhorar as comercializa��es de zero-quil�metro � que as concession�rias est�o come�ando a pagar um pouco melhor pelo usado, como parte de entrada na compra financiada. � o que afirma M�rcio Francisco da Silva, gerente operacional de loja Fiat em Diadema. Isso porque, como o pre�o do novo subiu (com a retirada gradual do imposto), o seminovo tamb�m tende a se valorizar. "A� as pessoas ficam animadas para trocar de carro", afirma.

Fonte: www.dgabc.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir