Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-03-2013

Capela Sistina entra em reforma para receber o conclave pela 25ª vez
Dos 115 cardeais que votam, cinco ainda não chegaram. Alguns pediram tempo porque querem esperar o dossiê sobre envolvidos nos escândalos de corrupção e lutas de poder na cúria.
Capela Sistina entra em reforma para receber o conclave pela 25ª vez
Foto: noticias.portalbraganca.com.br

No Vaticano, a expectativa é sobre a data do conclave. Dos 115 cardeais que votam, cinco ainda não chegaram. A Capela Sistina já entrou em reforma.

Os cardeais pegam a direção do Portáo Vaticano, para a quarta congregação geral. Os jornalistas tentam entender o que está se passando. Alguém teria impedido os três cardeais responsáveis pelo dossiê de dar informações sobre os envolvidos nos escândalos de corrupção e lutas de poder na cúria. São muitos os que querem saber, entre eles o brasileiro Odilo Scherer.

Na terça-feira (5) alguns deles pediram tempo. Não querem pressa para anunciar o conclave, e um dos motivos pode ser o dossiê. Mas um anúncio deu o sinal de que o conclave pode estar próximo: a Capela Sistina foi fechada ao público. Pela 25ª vez ela vai receber um dos rituais mais secretos do mundo, e 40 pessoas vão trabalhar para repetir o cenário de séculos atrás.

O primeiro conclave realizado na capela foi em 1513 e coroou o Papa Leão X. A capela será mobiliada com 115 cadeiras de cerejeira, uma para cada eleitor, e com 12 mesas em madeira rústica. Os cardeais vão caminhar sobre um piso realçado, de 60 centímetros acima do chão.

Joseph Ratzinger, que foi eleito há quase oito anos, na terça passeava com o seu secretário pessoal, Dom Georg, vestindo um boné de baseball no lugar do solidéu. A revista italiana ‘Chi’ fez a primeira foto de Bento XVI no isolamento de Castelgandolfo.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir