Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-03-2013

Tem início a quinta reunião de cardeais para preparar o conclave
A quinta congregação de cardeais para preparar o conclave que elegerá o sucessor de Bento XVI começou às 9h30 locais (5h30 de Brasília) desta quinta-feira na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano.
Tem início a quinta reunião de cardeais para preparar o conclave
Foto: diariodigital.sapo.pt

A reunião conta com 113 dos 115 cardeais eleitores, ou seja, os que poderão entrar na Capela Sistina para escolher o próximo papa. Os dois últimos integrantes desse conjunto podem se apresentar ainda hoje.

Também estão presentes nesta quinta congregação cardeais com mais de 80 anos, que não votarão no conclave, mas que poderão ser votados.

Às 17h (13h de Brasília), os cardeais voltarão a reunir-se em uma nova congregação geral, e, após quatro dias de reuniões preparatórias, a maior curiosidade é saber qual será a data de início do conclave.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse ontem que os cardeais "não têm pressa" para fixar o começo do conclave, uma vez que preferem prepará-lo de maneira "séria e profunda".

"Também é preciso levar-se em conta que faltam ainda alguns cardeais, e seria uma demonstração de respeito a eles esperar até que o Colégio de Cardeais esteja completo", explicou Lombardi.

Segundo observadores vaticanos, vários cardeais não italianos, sobretudo os americanos, querem conhecer em profundidade o que há de verdadeiro no escândalo VatiLeaks (a publicação de documentos que revelaram intrigas na Cúria) antes de entrar na Capela Sistina.

De acordo com essas fontes, outros cardeais desejam começar o conclave o mais rapidamente possível perante a eventualidade de virem à tona novos escândalos de abusos ou de corrupção que arranhem a imagem dos prelados.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir