Categoria Politica  Noticia Atualizada em 08-03-2013

Dilma antecipa volta de Caracas após velar corpo de Chávez
Previsão é que presidente, junto com Lula, participasse de cerimônia. Governo da Venezuela decidiu estender velório por mais sete dias.
Dilma antecipa volta de Caracas após velar corpo de Chávez
Foto: g1.globo.com

A presidente Dilma Rousseff antecipou sua volta ao Brasil depois de comparecer ao velório do presidente Hugo Chávez, em Caracas. Ela chegou a Brasília, conforme informou assessoria do Planalto, às 5h40 nesta sexta-feira (8).

A previsão inicial era de que Dilma, que estava acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participasse às 10h (11h30 no horário de Brasília) desta sexta-feira de uma cerimônia oficial que marcaria a conclusão do velório, com presença de diversas lideranças latino-americanas.

O governo da Venezuela, contudo, decidiu nesta quinta-feira (7) embalsamar o corpo do líder e estender o velório por pelo menos mais sete dias. O objetivo é permitir que todos os venezuelanos que quiserem se despeçam de Chávez, segundo informou o presidente interino Nicolás Maduro.

Dilma e Lula compareceram ao local do velório, a Academia Militar, por volta de 20h (horário local) e foram recepcionados por Nicolás Maduro. Eles decidiram, porém, não participar da cerimônia oficial marcada para esta manhã e deixaram o país por volta de 22h30 (00h no horário de Brasília).

A presidente argentina Cristina Kirchner também decidiu voltar ao seu pais nesta quinta-feira.

Em Brasília, a presidente seguiu para sua residência oficial, o Palácio do Planalto, onde descansa. Ela não tem previsão de reuniões nesta sexta-feira, segundo agenda oficial. Lula está em São Paulo, de acordo com sua assessoria.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir