Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-03-2013

Resultados provisórios apontam vitória de Kenyatta nas eleições do Quênia
O vice-primeiro-ministro Uhuru Kenyatta venceu as eleições presidenciais do Quênia por uma pequena margem, indicam os resultados provisórios que ainda precisam ser confirmados oficialmente pela Comissão Eleitoral Independente (IEBC, em inglês).
Resultados provisórios apontam vitória de Kenyatta nas eleições do Quênia
Foto: portuguese.ruvr.ru

Concluída a apuração nas 291 circunscrições eleitorais do país, Kenyatta teria obtido 6,17 milhões de votos (50,03%), contra 5,34 milhões (43,28%) do primeiro-ministro Raila Odinga.

Se esses dados forem confirmados, Kenyatta conseguirá a maioria absoluta dos sufrágios e evitará o segundo turno por uma estreita margem de 4.100 votos.

Além disso, o vice-primeiro-ministro deve cumprir uma segunda condição para ser eleito diretamente: obter mais de 25% dos votos em pelo menos 24 dos 47 distritos do país.

A IEBC ainda deve ratificar esses resultados em um anúncio previsto para a manhã deste sábado.

A candidatura de Kenyatta gerou polêmica porque ele é acusado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por supostos crimes contra a Humanidade durante a violência pós-eleitoral iniciada no final de 2007, que deixou cerca de 1.300 mortos.

Se Kenyatta chegar mesmo à Presidência, ele será o segundo presidente em atividade com contas pendentes com o TPI, junto ao sudanês Omar al-Bashir.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir