Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-03-2013

Talibãs mandam mensagem aos EUA com atentado em Cabul
Os talibãs receberam neste sábado o recém nomeado secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, em sua primeira visita ao Afeganistão, com um ataque suicida contra o Ministério da Defesa em Cabul que deixou nove mortos e 14 feridos.
Talibãs mandam mensagem aos EUA com atentado em Cabul
Foto: AFP

"Este ataque é uma mensagem para mostrar a Hagel e aos Estados Unidos a força dos talibãs", disse à agência Efe o porta-voz talibã Zabiulah Mujahid.

Uma fonte das forças aliadas afirmou que Hagel estava "em um lugar seguro" durante o atentado, que aconteceu por volta das 9h (1h30 de Brasília) quando um terrorista se aproximou em motocicleta da porta principal do Ministério da Defesa.

A polícia da capital afegã informou que a explosão, que provocou a morte de sete civis e dois soldados afegãos, ocorreu na hora em que os funcionários chegavam à sede ministerial.

Hagel chegou nesta manhã de surpresa a Cabul naquela que é sua primeira viagem internacional como secretário de Defesa, nove dias após ser nomeado.

A agenda do responsável do Pentágono inclui encontros com o ministro da Defesa afegão, Bismillah Khan Mohammadi, e o principal responsável da missão da Otan no Afeganistão, o general americano Joseph Dunford, entre outras autoridades.

Em mensagem ao pessoal das forças aliadas, Hagel afirmou que o novo papel de apoio ao Exército afegão é "uma missão perigosa e difícil".

O secretário de Defesa já tinha viajado anteriormente ao Afeganistão em quatro ocasiões, a última em julho de 2008, então como senador republicano do estado de Nebraska.

A chegada do emissário de Washington coincidiu com o cancelamento da cerimônia de transferência dos últimos prisioneiros afegãos em custódia das forças americanas na base de Bagram, ao norte de Cabul, que estava prevista para hoje.

Não foram divulgados os motivos do cancelamento, mas a imprensa local repercutiu comentários na imprensa americana que refletem um mal-estar em Washington por um recente anúncio do presidente afegão, Hamid Karzai, sobre a libertação dos presos desse centro de detenção.

A prisão de Bagram foi centro de várias controvérsias desde a invasão do país centro-asiático em 2001, liderada pelas forças americanas.

Organizações defensoras dos direitos humanos, como a Anistia Internacional, denunciaram com frequência que os Estados Unidos encarceraram nesse centro centenas de pessoas, entre elas menores de idade, sem acesso a advogados nem a tribunais.

O presidente Karzai também criticou em várias ocasiões a existência desta prisão como uma violação da soberania de seu país.

O atentado de hoje em Cabul foi seguido horas depois por outro na cidade ocidental de Khost, a cerca de 200 quilômetros da capital.

Pelo menos oito crianças e um policial morreram no ataque, dirigido contra uma patrulha de forças de segurança e perpetrado por um suicida na cidade de Khost, capital da província de mesmo nome no leste do Afeganistão.

O Afeganistão está totalmente imerso no processo de transferência do controle da segurança às forças afegãs e de retirada das forças da Otan, cujo término está previsto para o final de 2014.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir