Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-03-2013

Capriles anuncia que será candidato a presidente na Venezuela
Novas eleições foram marcadas para o dia 14 de abril. Governador de Miranda foi derrotado por Chávez nas eleições de outubro.
Capriles anuncia que será candidato a presidente na Venezuela
Foto: g1.globo.com

O líder da oposição venezuelana Henrique Capriles anunciou na noite deste domingo (10) que decidiu se candidatar a presidente na eleição marcada para 14 de abril.

"Vou lutar com vocês, com todos vocês. Não vou deixar o caminho livre, você vai ter que lutar comigo, Nicolás, com votos", disse Capriles, que afirmou ainda que "não há motivo para pensar que a oposição está condenada à derrota".

Ele irá enfrentar Nicolás Maduro, sucessor designado pelo presidente falecido Hugo Chávez. Maduro que era vice-presidente de Chávez confirmou no fim da tarde deste domingo que será candidato.

O governador de Miranda acusou o adversário de usar "o corpo do presidente [Chávez] para fazer campanha política. "Nicolás, não vou te dar um passe livre. Você téra que me superar com votos", afirmou Capriles.

A Mesa da Unidade Democrática (MUD), que aglutina a maioria dos partidos antichavistas, ofereceu no sábado (9) a representação opositora a Capriles, de 40 anos, e que foi candidato presidencial nas eleições do último dia 7 de outubro, vencidas pelo falecido presidente Hugo Chávez. Após receber o convite, Capriles afirmou que estava "avaliando" se aceitaria ou não a candidatura.

No próximo mês, os venezuelanos irão às urnas para escolher o presidente encarregado de liderar o país até 2019. As inscrições das candidaturas podem ser feitas até esta segunda-feira (11) às 14h (15h30 de Brasília).

Maduro confirma candidatura
Presidente interino da Venezuela desde sexta-feira (8), Maduro irá fazer o registro da sua candidatura nesta segunda-feira (11). Em seu primeiro discurso no cargo temporário, Maduro pediu a "unidade" do povo ao oficialismo da Venezuela.

Dirigentes do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) convocaram neste domingo os apoiadores de Hugo Chávez para acompanhar o presidente interino, nesta segunda-feira, durante a inscrição de sua candidatura.

Maduro, que deverá o candidato do governo, assumiu a presidência interina da Venezuela na sexta-feira (8). A interinidade foi questionada pelas forças opositoras, que consideram que o Maduro não pode ser presidente interino e candidato eleitoral de forma simultânea.

Campanha informal já começou
Mesmo antes do início oficial da campanha, marcardo para o dia 2, e da confirmação dos nomes dos candidatos à presidência, chavistas tomaram as ruas da capital Caracas neste domingo em campanha por Nicolás Maduro, indicado pelo próprio Chávez como seu vice-presidente.

Como o processo eleitoral é curto, muitos venezuelanos retiraram das gavetas materiais de campanhas eleitorais antigas e cartazes pedindo votos para Chávez. Crianças também participam da distribuição de cartazes pelas ruas.

Os apoiadores de Chávez seguem o slogan "Com Chávez e Maduro, o país está seguro". Além de distribuir material impresso de campanhas passadas, eles usaram os veículos que trafegavam nas ruas da capital como cartazes ambulantes.

Após uma extensa reunião, o conselho aprovou no sábado o cronograma que regirá a campanha eleitoral após a morte de Chávez. A inscrição das candidaturas para as eleições presidenciais começa neste domingo e se encerra na segunda-feira (11).

Pelo cronograma eleitoral aprovado, a campanha eleitoral começará no dia 2 de abril e será permitida até o dia 12.

A presidente do CNE, Tibisay Lucena, informou que os prazos foram reduzidos, mas que todos os passos para garantir um processo transparente foram tomados em conta. Tibisay pediu às Forças Armadas lembrar da sua responsabilidade no processo e obrigação de fazer cumprir a constituição nacional.
Com agências internacionais

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir