Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-03-2013

Promotoria pede julgamento de Berlusconi em caso de compra de senador
A promotoria de N�poles, sul da It�lia, pediu nesta segunda que o ex-primeiro-ministro italiano e magnata dos meios de comunica��o Berlusconi seja processado "imediatamente" pela suposta compra de senadores da oposi��o, informaram fontes judiciais.
Promotoria pede julgamento de Berlusconi em caso de compra de senador
Foto: AFP

O pedido de "julgamento imediato", segundo as normas do direito italiano, implica que existem provas "determinantes" para sua condena��o, explicaram as mesmas fontes.

A justi�a italiana abriu no fim de fevereiro uma nova investiga��o por corrup��o contra Berlusconi, suspeito de ter "comprado" um senador que pertencia � oposi��o de esquerda. Segundo a promotoria, Berlusconi teria pago tr�s milh�es de euros ao senador Sergio De Gregorio. O caso envolve as elei��es legislativas de 2006, vencidas por pequena margem pela coaliz�o de esquerda dirigida por Romano Prodi, que teve poucos votos a mais que Berlusconi no Senado.

Meses depois, Sergio De Gregorio, um dos senadores eleito pela coaliz�o de Prodi, deixou o partido e passou para o lado de Silvio Berlusconi, acelerando a queda do governo de esquerda, que finalmente caiu em 2008, menos de dois anos depois das elei��es. O pr�prio Gregorio confessou aos magistrados e � imprensa ter recebido 3 milh�es de euros (cerca de R$ 7,6 milh�es), sendo 2 milh�es para mudar de partido pol�tico.

Berlusconi foi acusado v�rias vezes pelos rivais pol�ticos de ter "comprado" votos ou cargos eleitos, mas esta � a primeira vez que � objeto oficialmente de uma investiga��o por um caso de corrup��o de um pol�tico. Os magistrados para a audi�ncia preliminar dever�o decidir em um prazo de tempo relativamente curto, cerca de 10 dias, se um julgamento deve ou n�o acontecer.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir