Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 13-03-2013

Maior telescópio do mundo é inaugurado hoje
O maior radiotelescópio do mundo é inaugurado hoje, após dez anos de trabalho, no deserto do Atacama, no Chile. Chama-se ALMA (Atacama Large Millimetre/Submillimetre Array).
Maior telescópio do mundo é inaugurado hoje
Foto: www.dn.pt

A sua missão é estudar o universo, gás molecular, pó das estrelas, galáxias e sistemas planetários.

Composto por 66 antenas de grande precisão que vão trabalhar juntas e um dos mais potentes computadores do mundo, o telescópio é o maior alguma vez construído. Mais de 134 milhões de processadores e realiza 14 mil biliões de operações por segundo, segundo as informações disponibilizadas pelo site do ALMA.

As antenas parabólicas estão montadas sobre rodas, o que permite que se movam e foquem diferentes objetos.

O telescópio está instalado a 5 mil metros de altitude, o que obriga os técnicos que trabalham no local a usar máscaras de oxigénio, diz a edição britânica do Huffington Post.

O ALMA estende-se por 16 quilómetros quadrados, em pleno deserto do Atacama, a 1700 quilómetros de Santiago do Chile. Reúne financimento do ESO (European Organisation for Astronomical Research in the Southern Hemisphere), do NAOJ (National Astronomic Observatory of Japan) e do NRAO (National Radio Astronomy Observatory).
Os cientistas esperam poder ver a formação de planetas.

Através do seu site seguir-se em direto algumas das suas observações ou fazer uma visita virtual pelo local onde está instalado.

Fonte: www.dn.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir