Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-03-2013

Índia: ataque rebelde na Caxemira deixa ao menos 5 mortos e 10 feridos
Pelo menos cinco membros das forças de segurança morreram e outros dez ficaram feridos em um ataque rebelde perpetrado nesta quarta-feira contra um quartel em Srinagar, capital de verão do lado indiano da Caxemira, informou a imprensa local.
Índia: ataque rebelde na Caxemira deixa ao menos 5 mortos e 10 feridos
Foto: noticias.terra.com.br

O ataque, que começou pouco antes do meio-dia local e durou 30 minutos, também deixou dois islamitas mortos, e é o primeiro que os rebeldes da Caxemira produzem na cidade nos últimos três anos, disse um porta-voz policial que pediu anonimato.

Os insurgentes usaram granadas para tentar penetrar no quartel, situado perto de um colégio que hoje permanecia fechado, de acordo com a imprensa local.

A Caxemira vive um período de tensão desde a execução, em fevereiro, do militante Mohammad Afzal Guru, que participou de uma operação terrorista contra o Parlamento indiano que em 2001 causou nove mortes.

A execução provocou fortes distúrbios na Caxemira, onde desde a década de 1980 age uma insurgência de caráter separatista que, segundo a Índia, conta com o apoio do Paquistão.

Os dois países disputam a região desde sua independência, em 1947, e travaram vários conflitos armados pelo controle da área, dividida pela chamada Linha de Controle (LoC), que separa as tropas indianas e paquistaneses desdobradas na região.

Esse desdobramento militar provocou também frequentes enfrentamentos na LoC, os últimos em janeiro, quando choques entre os exércitos de ambos os países causaram a morte de cinco soldados, três do Paquistão e dois da Índia.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir