Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-03-2013

HIV afeta 28% sul-africanas em idade escolar, diz ministro
Ao menos 28% das meninas sul-africanas em idade escolar est�o infectadas com o v�rus HIV, segundo o ministro da Sa�de do pa�s, Aaron Motsoaledi. Entre os garotos, a taxa de infec��o seria de 4%.
HIV afeta 28% sul-africanas em idade escolar, diz ministro
Foto: www.bbc.co.uk

Segundo as estat�sticas oficiais, mais de 5 milh�es de sul-africanos, ou cerca de 10% da popula��o do pa�s, t�m o v�rus causador da Aids.

Para Motsoaledi, os n�meros indicam que as garotas sul-africanas est�o sendo exploradas por homens mais velhos, que trocam presentes ou favores por sexo.

"Est� claro que n�o s�o os garotos jovens que est�o dormindo com essas garotas, s�o homens mais velhos", disse ele, segundo o jornal local The Sowetan.

"Precisamos tomar uma atitude contra esses homens mais velhos, porque eles est�o destruindo nossas crian�as", afirmou.

Segundo o ministro, algumas meninas gr�vidas, com idades entre 10 e 14 anos, tamb�m est�o contaminadas com o v�rus.

Medicamentos
Motsoaledi vem sendo elogiado internacionalmente por seus esfor�os no combate ao HIV.

Ap�s a sua indica��o como ministro pelo presidente Jacob Zuma, em 2009, a �frica do Sul come�ou a implementar o maior programa de distribui��o de medicamentos antirretrovirais do mundo.

Dentro desse programa, o n�mero de pessoas que recebem os medicamentos no pa�s mais que dobrou, passando de 678.500 para 1,5 milh�o, segundo as estat�sticas oficiais.

O governo anterior, do presidente Thabo Mbeki, questionava a liga��o entre HIV e Aids e argumentava que n�o tinha condi��es de oferecer o tratamento para todos os sul-africanos que o necessitavam.

No ano passado, mais de 260 mil pessoas morreram em consequ�ncia da Aids na �frica do Sul - o equivalente a quase metade do total de mortes no pa�s.

Fonte: www.bbc.co.uk
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir