Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-03-2013

Mortandade de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas chega a 65 toneladas
A Comlurb, empresa respons�vel pela limpeza p�blica do Rio de Janeiro, j� retirou 65 toneladas e ainda est� trabalhando para tirar os peixes mortos do espelho d��gua da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Mortandade de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas chega a 65 toneladas
Foto: noticias.terra.com.br

Os �ndices de oxig�nio na �gua, que chegaram a 4 ontem, ca�ram hoje com o tempo chuvoso na cidade e podem ter queda at� mais acentuada, j� que o sol n�o deve aparecer.

O ambientalista M�rio Moscatelli cobrou da secretaria municipal de meio ambiente a��es preventivas quando os n�veis de oxig�nio tiverem em queda. "Pode se pensar numa forma de previnir um problema desses. Havia muito peixe vindo � superf�cie que poderia ser retirado ainda vivo e consumido. Tinha robalo de 4 kg. � uma tristeza muito grande e a secretaria me garantiu que vai haver um estudo sobre os motivos desta mortandade", afirmou.

A mortandade de peixes j� � a segunda maior da hist�ria na lagoa. Em 2009, a prefeitura recolheu mais de 100 toneladas no maior desastre ambiental em um dos cart�es postais do Rio de Janeiro.

De acordo com presidente da Comlurb, Carlos Vinicius de S� Roriz, vai demorar pelo menos mais 24 horas para a empresa de limpeza urbana conseguir retirar todos os peixes mortos da Lagoa. "Tivemos que preparar um refor�o da opera��o. Come�amos com 60 pessoas, tr�s barcos, caminh�es, mas vimos que n�o est�vamos dando conta. Aumentamos para 160 o n�mero de agentes de limpeza trabalhando aqui. Agora a finaliza��o do trabalho vai depender do fim da mortandande dos peixes, o que acredito que deve acontecer porque choveu pouco, vai haver uma mar� alta agora � tarde e os t�cnicos da prefeitura v�o mexer nas comportas do canal do Jardim de Alah para oxigenizar mais a �gua."


Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir