Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-03-2013

"Efeito Ratzinger" elegeu Bergoglio papa, dizem jornais italianos
Os jornais italianos, que tanto especularam sobre os rumos e poss�veis favoritos do Conclave que elegeu o argentino Mario Jorge Bergoglio come�aram a apresentar, nesta sexta, algumas explica��es para o surpreedente resultado.

Foto: noticias.terra.com.br

Um dos principais vaticanistas do jornal La Stampa, Andrea Tornielli, relata que Bergoglio evitava a C�ria Romana, a m�quina administrativa da Igreja, que vinha a Roma "o m�nimo necess�rio" e que n�o tinha participado, nas duas semanas antes do in�cio do Conclave, de qualquer reuni�o para discutir sua eventual candidatura. "Como p�de acontecer, ent�o", pergunta o especialista, "de ele receber, em apenas cinco vota��es, bem mais dos que os 77 necess�rios para ser eleito?".

O artigo diz que o fato de Bergoglio ter sido o principal rival de Joseph Ratzinger no Conclave de 2005, segundo o di�rio de um cardeal vazado para a imprensa na �poca, deve ter ter sido mais uma desvantagem do que uma ajuda.

Mas, desde ent�o, a "autoridade" do arcebispo de Buenos Aires s� aumentou, "por exemplo, durante os trabalhos da reuni�o do CELAM de Aparecida do Norte (Quinta Confer�ncia Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, em 2007) e durante o S�nodo dos Bispos (em 2012, no Vaticano)".

Participa��o "sincera"
A curta e "sincera" interven��o de Bergoglio na Congrega��o do Col�gio dos Cardeais, uma semana antes do Conclave, em que "falou sobre o rosto da miseric�rdia de Deus", teria "particularmente impressionado os cardeais".

E, no momento em que a m�dia focava seus holofotes sobre o italiano Angelo Scola, o canadense Marc Ouellet e o brasileiro Odilo Scherer, v�rios cardeias de diferentes continentes, como �frica e �sia e mesmo alguns ligados � C�ria italiana, "j� tinham decidido votar nele". O nome de Bergoglio j� teria aparecido com consist�ncia na primeira vota��o, na ter�a-feira.

A partir da�, quando se viu que o nome de Angelo Scola, o candidato que vinha sendo apontado como favorito pela m�dia principal, n�o apresentava "a consist�ncia esperada", Bergoglio foi beneficiado pelo que o jornalista chama de "efeito Ratzinger".

A exemplo do que ocorrera no conclave de 2005, a cada rodada, o cardeal argentino foi levando os votos daqueles que viam que seu candidato estava fora do p�reo. "Ele levou os votos que estavam indo para Ouellet, Scherer e, finalmente, Scola", diz o artigo.

Em outro jornal, o Corriere della Serra, a vaticanista Antonietta Calabr� diz que, na quinta e derradeira rodada do Conclave, Bergoglio teria levado "mais de 90" dos 115 votos. Ela diz que a escolha de Bergoglio seria resultado de um acordo entre os homens da C�ria, citando, especificamente, o decano do Col�gio dos Cardeais, Angelo Sodano (que n�o participou do Conclave) e os cardeais Giovanni Battista Re e Tarcisio Bertone, e os cardeais americanos, para que estes tivessem, "finalmente, o papa das Am�ricas".

O artigo diz que Bertone, o poderoso camerlengo (o respons�vel em administrar os bens da Igreja e incumbido de assumir interinamente o comando da Igreja Cat�lica no caso de abdica��o ou morte do papa), teria "retirado o seu apoio a Scherer ap�s cr�ticas dele ao cardeal Re nas Congrega��es Gerais", dando a entender que o brasileiro n�o entrou no Conclave como eventual candidato da C�ria.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir