Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-03-2013

Wang Yi, novo ministro das Relações Exteriores da China
Wang Yi, um diplomata de 59 anos que desde 2008 era responsável pelas relações com Taiwan, foi anunciado neste sábado como ministro das Relações Exteriores da China, em substituição a Yang Jiechi, que foi promovido ao Conselho de Assuntos de Estado.
Wang Yi, novo ministro das Relações Exteriores da China
Foto: portuguese.ruvr.ru

Também foram nomeados quatro vice-primeiros-ministros, incluindo Wang Yangm, ex-governador da província meridional de Guangdong (Cantão), para integrar o gabinete do novo chefe de Governo Li Keqiang, no qual o presidente do Banco Central, Zhou Xiaochuan, conserva o posto.

Wang Yi, que trabalha no ministério das Relações Exteriores há mais de 30 anos, foi embaixador no Japão de 2004 a 2007. Esta experiência pode ser útil em um momento de tensão nas relações entre China e Japão por uma disputa territorial.

Como conselheiro de Estado, Yang Jiechi será agora o principal nome da política externa chinesa, um cargo que até agora pertencia a Dai Bingguo.

Os outros três vice-primeiros-ministros são Zhang Gaoli, um dos sete dirigentes mais importantes do Partido Comunista, a ex-conselheira de Estado Liu Yandong e Ma Kai, que até agora era a secretária do Conselho de Assuntos de Estado (gabinete ministerial).

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir