Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-03-2013

China nomeia oficialmente principais diplomatas e ministro da Defesa
A China nomeou oficialmente seus dois principais diplomatas e o ministro da Defesa neste s�bado, posi��es que j� foram assinaladas com anteced�ncia como parte do novo governo do presidente Xi Jinping e do premi� Li Keqiang.
China nomeia oficialmente principais diplomatas e ministro da Defesa

Yang Jiechi, embaixador em Washington de 2001 a 2005 e que tem um ingl�s perfeito, deixa o cargo de ministro das Rela��es Exteriores para assumir o cargo de conselheiro de Estado com a responsabilidade pela pol�tica externa. O pa�s s� tem cinco conselheiros desse tipo e o cargo � t�o s�nior como o de ministro das Rela��es Exteriores.

Yang, de 62 anos, foi substitu�do no cargo de ministro das Rela��es Exteriores por Wang Yi, o embaixador da China no Jap�o de 2004 a 2007 e o homem de Pequim na Coreia do Norte.

Ambos foram eleitos pelos delegados do Partido Comunista na sess�o anual do Parlamento, em reuni�o no Grande Sal�o do Povo no centro de Pequim.

Chang Wanquan, que administrava o ambicioso programa espacial chin�s, foi escolhido como ministro da Defesa.

De passado humilde, ele tem defendido a moderniza��o das For�as Armadas e era o favorito para o posto.

Embora ele esteja na Comiss�o Militar Central, chefiada pelo presidente Xi, ele n�o � um de seus vice-presidentes. O ministro da Defesa � mais um testa de ferro que ser� o rosto do establishment militar chin�s para o mundo exterior.

(Reportagem de Sui-Lee Wee e Ben Blanchard)

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir