Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 17-03-2013

Texto antigo fala que Pilatos ofereceu sacrificar filho no lugar de Jesus
Texto traz explica��o sobre o beijo de Judas, marca da trai��o a Jesus Cristo.
Texto antigo fala que Pilatos ofereceu sacrificar filho no lugar de Jesus
Foto: noticias.terra.com.br

Um rec�m decifrado texto crist�o eg�pcio de cerca de 1,2 mil anos traz uma vers�o in�dita da crucifica��o de Jesus Cristo e de seus �ltimos dias. Entre as teses encontradas no ancestral documento est�o a de que a �ltima ceia de Jesus foi com P�ncio Pilatos e de que o profeta tinha a capacidade de mudar de forma. As informa��es s�o da publica��o cient�fica Live Science.

Escrito em l�ngua copta, o texto diz que o romano P�ncio Pilatos, que ordenou a crucifica��o, jantou com Jesus e ofereceu sacrificar o seu pr�prio filho para que Jesus n�o fosse cucificado. O texto tamb�m diz que Jesus foi preso na noite de ter�a-feira, e n�o na quinta-feira, o que representaria uma mudan�a no calend�rio pascal. Com estas mudan�as, a �ltima ceia de Jesus teria sido com o juiz romano, e n�o com os ap�stolos, como conta a B�blia.

No texto, Jesus conforta Pilatos dizendo: "� Pilatos, voc� � digno de uma grande gra�a porque mostrou boa disposi��o para mim". O profeta tamb�m teria mostrado a Pilatos que poderia escapar se assim o quisesse. "Pilatos, ent�o, olhou para Jesus e ele ficou incorp�reo: ele (Pilatos) n�o o viu (Jesus) por um longo tempo...", diz o texto. Pilatos � considerado um santo nas igrejas crist�s Copta e da Eti�pia .

Na B�blia, o ap�stolo Judas trai Jesus em troca de dinheiro ao identific�-lo com um beijo para que pudesse ser preso por oficiais judeus. O texto rec�m traduzido traz uma explica��o para esse fato. O ato seria uma forma de identificar Jesus porque este teria a habilidade de mudar forma, "algumas vezes era branco, outras vermelho, outras cor de trigo, algumas vezes jovem, outras velho...". O beijo seria o modo encontrado por Judas para que fosse poss�vel identificar quem era exatamente Jesus.

A tradu��o do texto foi publicada pelo holand�s Roelof van den Broek, da Universidade de Utrecht, no livro Pseudo-Cyril of Jerusalem on the Life and the Passion of Christ. "A descoberta do texto n�o quer dizer que estes eventos aconteceram, mas que algumas pessoas vivendo na �poca aparentemente acreditavam neles", disse o autor.

C�pias do texto foram encontradas em dois manuscritos em museus nos Estados Unidos. Ele foi escrito em nome de S�o Cirilo de Jerusal�m, que viveu no S�culo IV, e h� 1,2 mil anos estava no monast�rio de S�o Miguel, no deserto eg�pcio e pr�ximo a atual cidade de al-Hamuli. Acredita-se que o monast�rio tenha fechado no in�cio do s�culo X. O texto foi reencontrado em 1910 e comprado em 1911 pelo magnata americano J.P. Morgan, que posteriormente os cedeu para os museus.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir