Categoria Economia  Noticia Atualizada em 18-03-2013

Parlamento do Chipre considera imposto sobre depósitos
O Parlamento do Chipre vota nesta segunda-feira um plano para confiscar dinheiro de depósitos bancários como parte do resgate da União Europeia, uma ação que assustou o bloco monetário, fazendo o euro e os mercados acionários caírem.
Parlamento do Chipre considera imposto sobre depósitos
Foto: expresso.sapo.pt

O anúncio no final de semana de que o pequeno Chipre irá impor um imposto sobre contas bancárias como parte do resgate de 10 bilhões de euros rompe com práticas europeias anteriores, nas quais depósitos eram invioláveis.

Antes da votação no Parlamento, o governo estava trabalhando num plano para aliviar depositantes menores, direcionando a maior parte dos impostos para depósitos superiores a 100 mil euros. O governo diz que o Chipre não tem escolha a não ser aceitar o resgate com o imposto sobre os depósitos ou então ir à falência.

Moradores da ilha esvaziaram os caixas eletrônicos durante o final de semana. A ação não apenas enfureceu os cipriotas, como assustou depositantes de economias mais fracas da zona do euro e investidores que temem um precedente que pode levar o mercado a uma nova agitação.

O governo diz que o Chipre não tem escolha a não ser aceitar o pacote de resgate com a taxa sobre os depósitos, ou ir à falência.

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir