Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-03-2013

´Mostrem misericórdia´, disse o papa
Francisco ainda pediu que os católicos evitassem julgamentos precipitados durante missa no Vaticano.
´Mostrem misericórdia´, disse o papa
Foto: www.ariquemesonline.com.br

O papa Francisco, falando a uma multidão de mais de 150 mil pessoas na Praça de São Pedro, pediu ao mundo para ser mais indulgente e misericordioso e não tão rápido a condenar as falhas dos outros. "Um pouco de misericórdia torna o mundo menos frio e mais justo", disse da janela de um dos apartamentos papais com vista para a praça, ontem.

Quatro dias depois de sua eleição, o ex-cardeal argentino Jorge Bergoglio, falou tanto como papa quanto como pároco em uma missa numa pequena igreja no interior das muralhas da cidade-estado para algumas centenas de trabalhadores do Vaticano. Gritos de "Francesco, Francesco, Francesco"(o nome do papa em italiano) reverberaram pela Praça e pela longa avenida de entrada do Vaticano.

Primeiro papa não-europeu em quase 1.300 anos, Francisco tem sinalizado uma mudança de estilo em relação ao antecessor, Bento XVI. E já desenhou um caminho moral para os 1,2 bilhão de seguidores da Igreja Católica, atormentada por escândalos, intriga e discórdia.

Drible na segurança

O papa Francisco deu aos responsáveis por sua segurança uma ideia de seu estilo neste domingo ao sair do portão do Vaticano para cumprimentar uma barulhenta multidão. Antes rezar a missa na pequena igreja de Santa Anna localizada dentro dos muros da cidade-estado, Francisco parou para cumprimentar simpatizantes que se alinharam próximos de um portão dentro do Vaticano.

Ele conversou e riu com muitos deles antes de apontar para o relógio preto de plástico no punho e dizer: "É quase dez horas, eu tenho que entrar. Eles estão esperando por mim".

No final da missa, ele esperou do lado de fora da igreja e cumprimentou as pessoas enquanto elas deixavam o prédio, como um se fosse um padre da paróquia. E pediu a muitos deles na saída: "Ore por mim".

Lição

"Irmãos e irmãs, bom dia", disse ele, usando um estilo familiar que já se tornou sua marca registrada. E entoou: "Jesus lhes disse: ´aqueles entre vós que estiver sem pecado, atire a primeira pedra´ e, então, disse à mulher: ´vá e não peques mais.´ Eu acho que, às vezes, somos como essas pessoas que por um lado querem ouvir Jesus, mas, por outro, gostam de jogar a pedra e condenar os outros. A mensagem de Jesus é esta: misericórdia".

Acusações

O tema e também a lição que Francisco tentou transmitir em um dos seus primeiros sermões na Praça de São Pedro também é coerente para o momento que passa o ex-cardeal Jorge Mario Bergoglio. Desde que foi escolhido papa, ele sofreu acusações de envolvimento com a ditadura argentina levadas ao conhecimento de todo o mundo, o que lhe rendeu o constrangimento de também ser julgado.
Dilma encontra-se com líderes

Roma. Depois de um passeio por lugares turísticos da Itália, onde chegou antecipadamente para a missa que marca o início do novo papa à frente da Igreja Católica, a presidenta Dilma Rousseff fez, ontem, um passeio por alguns locais históricos de Roma acompanhada pelo embaixador do Brasil na Santa Sé, Almir Franco de Sá Barbuda, e quatro ministros, e já iniciou os preparos para a agenda política que deve cumprir na Itália.

A previsão é que hoje (18) a presidenta se reúna com algumas autoridades estrangeiras, inclusive o presidente da Itália, Georgio Napolitano. É a primeira vez que um chefe de Estado brasileiro participa da entronização de um pontífice.

Encontro com Francisco

Depois da missa do dia 19, Dilma deve ter uma reunião breve e particular com o papa. Segundo assessores da Presidência da República, ela ficará apenas alguns minutos com o pontífice, e o assunto da conversa deve ser a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em julho, no Rio de Janeiro. Francisco já confirmou presença no encontro, e o Vaticano informou que o papa fala português. A última Jornada realizada na América Latina ocorreu em 1987, em Buenos Aires, capital da Argentina, terra natal de Francisco.

A delegação brasileira está hospedada no Hotel Excelsior, que também acolhe as comitivas dos Estados Unidos, Canadá e Taiwan. Integram a comitiva os ministros das Relações Exteriores, Antônio Patriota; da Educação, Aloísio Mercadante; Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e da Comunicação Social, Helena Chagas.

Fonte: diariodonordeste.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir