Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 18-03-2013

Moradores de Piúma, ES, reclamam de carrapatos dentro das casas
Parasitas são levados por bovinos soltos próximo às residências. Prefeitura diz que notificou o dono dos animais.
Moradores de Piúma, ES, reclamam de carrapatos dentro das casas
Foto: g1.globo.com

Carrapatos estão incomodando moradores do bairro Portinho, em Piúma, na região Sul do Espírito Santo. Eles alegam que o gado de uma propriedade da região fica solto para pastar e leva os parasitas para as casas do bairro. Nesta segunda-feira (18), o dono das terras negou que o gado fique solto, mas a prefeitura disse que já notificou o dono dos animais várias vezes e registrou um boletim de ocorrência na Polícia Militar.

O pedreiro João Carlos Moreira vive no bairro e contou que, após as reclamações dos moradores, os bovinos só ficam soltom durante a noite. "Eles não estão soltando o gado durante o dia, mas quando dá um certo horário e não tem ninguém na rua, eles soltam", confirmou.

O dono da propriedade, o agricultor Luiz Antônio, garantiu que os animais ficam presos. "Eu não solto o gado na rua dia nenhum, mas alguma vez pode acontecer de algum fugir", explicou.

A comunidade reclama que há mais de um ano convive com os carrapatos, que podem ser prejudiciais à saúde, transmitindo doenças, como a febre maculosa. Segundo a prefeitura, uma licitação está sendo feita para que seja construído um local adequado para prender os animais e ainda para que um caminhão realize o transporte do gado. O prazo para que a licitação fique pronta é de 30 a 60 dias.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir