Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 19-03-2013

Presidente da FCP visita Museu Nacional de Arte Africana em Washington
O presidente da Funda��o Cultural Palmares (FCP), Hilton Cobra e a ministra da Cultura, Marta Suplicy, visitaram no s�bado (16), o Museu Nacional de Arte Africana em Washington, Estados Unidos.
Presidente da FCP visita Museu Nacional de Arte Africana em Washington
Foto: www.palmares.gov.br

Na ocasi�o, que contou com a companhia do governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz, que tamb�m acompanha a comitiva, foi poss�vel conversar com Francine Berkowitz, diretora do departamento de rela��es internacionais.

Nos Estados Unidos, eles estudam museus desde a concep��o, conceito, arquitetura, acervo, tecnologia, sustentabilidade e atra��o de publico. O objetivo � uma prospec��o para a constru��o, em Bras�lia, do Museu Nacional Afro-brasileiro de Cultura e Mem�ria.

Na visita��o, a comitiva ministerial foi recebida por Annette Ramirez Arellano, volunt�ria que fez exposi��o detalhada sobre a cria��o do museu, escolha do acervo, significado das pe�as, conserva��o e sustentabilidade.

Annette, explicou Francine, faz parte de um corpo de volunt�rio com mais de 6,5 mil pessoas, n�mero que supera os 6 mil funcion�rios de todos os museus do Smithsonian (Fundado em 1846, o Smithsonian � o maior complexo de museus e pesquisa do Mundo. Tem iniciativas de forma��o para educadores em artes e de busca pelo respeito � diversidade por meio da Cultura).

Ao t�rmino da visita, a ministra Marta comentou que "o museu tem obras bel�ssimas" e est� bem localizado. � pr�ximo ao museu Asi�tico. "Este acompanhamento da visita por volunt�rio foi excelente, experi�ncia exitosa e que devemos estudar melhor", disse.

Para Hilton Cobra, o que se destacou foi a proximidade que o museu traz ao p�blico com a arte africana. "Contribui para pensar que temos de trabalhar no Brasil com um museu que conta fatos, mas n�o podemos perder o lastro com a arte".

Agenda � Para mais informa��es e para conferir experi�ncias, a visita ministerial prossegue nos Estados Unidos. Nesta segunda-feira (18), a comitiva est� em Nova York, para pesquisar entre outras institui��es o Museu de Arte Moderna (MoMa), espa�o que � refer�ncia em criatividade. Tamb�m est� no programa visitar o Schomburg Center, centro de pesquisa de cultura negra.



Fonte: www.palmares.gov.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir