Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-03-2013

"Verdadeiro poder é o serviço", diz papa em missa inaugural
Durante a homilia da celebração que marca início de seu pontificado, Francisco disse aos fiéis e chefes de estado presentes que é preciso olhar para o humilde.

Foto: noticias.br.msn.com

Famoso por improvisar durante suas homilias, o papa Francisco preferiu não sair do script nesta terça-feira, durante a missa que marcou o início de seu pontificado. Ao falar aos fiéis e representantes oficiais de 132 países presentes à Praça de São Pedro, o sumo pontífice mostrou-se contente por assumir oficialmente o cargo no dia de São José, patriarca da Sagrada Família e guardião da Igreja Católica. Toda a homilia foi baseada na história do santo: Francisco disse que vai inspirar-se nas virtudes de São José e exercerá seu pontificado com humildade.

"Hoje, nesta solenidade de São José, celebramos o início do ministério do novo Bispo de Roma, sucessor de Pedro, que envolve também um poder. Mas do que se trata esse poder? Jamais nos esqueçamos que o verdadeiro poder é o serviço, e que o próprio papa, para exercer o poder, deve entrar sempre mais naquele serviço que tem o seu vértice luminoso na Cruz; deve olhar para o serviço humilde, concreto, rico de fé, de São José e, como ele, abrir os braços para guardar todo o Povo de Deus e acolher, com afeto e ternura, a humanidade inteira, especialmente os mais pobres, os mais fracos, os mais pequeninos, aqueles que Mateus descreve no Juízo Final: quem tem fome, sede, é estrangeiro, está nu, doente, na prisão."

O pontífice aproveitou a presença de 132 delegações oficiais para pedir que as pessoas com cargos de responsabilidade também sejam "guardiões da criação" de Deus. "Queria pedir, por favor, a quantos ocupam cargos de responsabilidade em âmbito econômico, político ou social, a todos os homens e mulheres de boa vontade: sejamos guardiões da criação, do desígnio de Deus inscrito na natureza, guardiões do outro, do ambiente; não deixemos que sinais de destruição e morte acompanhem o caminho deste nosso mundo".

Entre os chefes de estado presentes, estão a presidente Dilma Rousseff, a chanceler alemã Angela Merkel, o vice-presidente americano Joe Biden e a presidente argentina Cristina Kirchner, que teve um encontro com o papa na manhã desta segunda.

O pontífice não deixou de fazer menção a São Francisco de Assis, inspiração para a escolha de seu nome papal, e que nutria respeito por todas as criaturas de Deus. A homilia foi encerrada com o pedido para que os fiéis rezem pelo papa.

Antes do início da celebração, que foi simplificada e encurtada a pedido do pontífice, Francisco percorreu a Praça de São Pedro e ruas adjacentes no papamóvel para saudar os milhares de fiéis. Na Basílica de São Pedro, foi recebido pelos patriarcas das igrejas católicas orientais e rezou perante o túmulo de São Pedro, primeiro pontífice da Igreja. Francisco dirigiu-se, então, ao altar colocado na Praça de São Pedro e recebeu o pálio e o anel do pescador, símbolos de seu pontificado. O anel representa São Pedro com as chaves do reino de Deus e vem com o nome do pontífice gravado em latim. Após a entrega dos paramentos, seis cardeais, em nome do Colégio Cardinalício, prestaram obediência a seu novo líder. Logo depois, a celebração, assistida na praça de São Pedro por cerca de 200.000 pessoas, teve início.

Nesta segunda, foi divulgado o brasão escolhido pelo pontífice, que trará como lema "O olhou com misericórdia e o elegeu", em referência a uma passagem do Evangelho em que Cristo escolhe um pecador para segui-lo. "O papa está dando uma indicação clara de seu foco na misericórdia", disse o padre Lombardi. O desenho do escudo é muito parecido com o que era utilizado por Jorge Mario Bergoglio durante o arcebispado, com o emblema da Companhia de Jesus sobre um sol.

Twitter – Pouco depois do fim da celebração, o twitter do papa postou uma mensagem similar à da homilia, pedindo que todos sejam guardiões da criação de Deus. "Guardemos Cristo na nossa vida, cuidemos uns dos outros, guardemos a criação com amor".

Agenda – Agenda papal segue com a saudação ao corpo diplomático que esteve presente à cerimônia e um encontro com líderes de outras religiões, como o judaísmo, o islamismo, o catolicismo ortodoxo e o protestantismo. No próximo sábado, Francisco almoçará com Joseph Ratzinger, bispo emérito de Roma. No dia 24, o papa celebra o Domingo de Ramos.

A presidente Dilma Rousseff deve aproveitar sua presença em Roma para fazer o convite oficial ao pontífice para que ele participe da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro, em julho.

Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir