Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-03-2013

Ex-marido de Dilma vincula empresários a tortura na ditadura
O ex-marido da presidente Dilma Rousseff, Carlos Araújo, fez um apelo em depoimento na segunda-feira à Comissão da Verdade para que seja investigado o papel do empresariado paulista na ditadura militar.
Ex-marido de Dilma vincula empresários a tortura na ditadura

Durante a audiência pública, que selou um acordo de cooperação entre as comissões nacional e estadual, o ex-deputado de 75 anos revelou que teria sido torturado na presença de membros da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Preso por quatro anos na década de 1970, Araújo afirmou que a entidade teria "financiado" o regime. As informações foram publicadas no jornal Zero Hora.

"Quando se diz que a Comissão da Verdade tem de apurar tudo, isso inclui os empresários brasileiros, o núcleo de torturadores da Fiesp. Tenho certeza de que a comissão vai entrar nesse antro da Fiesp, que foi responsável por financiar a tortura", relatou. Diante das declarações do ex-parlamentar, o coordenador da Comissão Nacional, Paulo Sérgio Pinheiro, afirmou que "o financiamento da repressão é uma das linhas de trabalho da comissão", mas evitou adiantar conclusões. Em nota, a Fiesp limitou-se a afirmar que "eventos do passado que contrariem esses princípios (da democracia e do Estado do Direito) podem e devem ser apurados".



Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir