Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-03-2013

RJ: "quem dera tivesse perdido tudo, mas tivesse meus filhos", diz mãe
Jacira Barbosa Siqueira é moradora de Petrópolis, na região serrana do RJ.
RJ:
Foto: noticias.terra.com.br

A chuva fez desabar a vida de Jacira Barbosa Siqueira na madrugada de domingo para segunda-feira: Graças aos 440 milímetros de chuva que caíram sobre a cidade, um muro desabou sobre a casa onde também estavam os dois filhos e um enteado: Adriano Siqueira, 14 anos; Jade Siqueira, 12 anos; e Lucas Ladislau Santos, 15 anos. Os dois últimos faleceram após serem retirados dos escombros.

Jade foi enterrada na segunda-feira e Lucas, velado e enterrado nesta terça-feira, ambos no Cemitério Municipal de Petrópolis. Adriano quebrou a perna, mas se recuperou e segue sem risco de vida no hospital.

Muito emocionada e indignada pela morte das duas crianças, ela se mostra pouco esperançosa com o futuro da cidade após mais uma chuva com vítimas fatais, algo tão recorrente nos últimos anos. "Não vai mudar nada. Tenho certeza. Há anos que esse tipo de coisa acontece e nada mudou", disse. Ela lembrou, com ironia, sobre a ação dos políticos no local. "Eles só vêm aqui para pedir votos. Depois, só aparecem para dizer que precisamos ir para um abrigo ou para deixar nossas casas. Mas nós não temos onde morar. E aí, como fica?", relatou, muito irritada. "Que prefeito é esse que nós temos aqui?", questionou ela.

Jacira observa o que restou de seus pertences: "Daria tudo para ter perdido tudo e ter meus filhos de volta", lamentou. Ela conta que a política do governo, nessas horas, seria oferecer cesta básica para os moradores, o que ela vê como uma ofensa. "Não estamos passando fome. Queremos é moradia, uma casa decente para morar", disse, que acredita que um muro mal construído sobre a casa dela pode ter ajudado a causar a tragédia.

"O muro foi enfiado dentro da terra, sem base nenhuma. Com a chuva, a terra foi encharcando e ficou um poço logo atrás do muro. Uma hora a pressão fez com que o muro arrebentasse e caísse. E um muro mal feito acabou matando duas crianças", contou ela, sem conter as lágrimas.

Parada entre as sacolas de roupas que contém o pouco que conseguiu salvar da casa que havia acabado de ser reformada, Jacira de repente se viu vazia sem os dois filhos por perto. "Nada do que eu mantenho aqui agora vale de nada. Daria tudo para ter perdido tudo e tivesse ficado com os três comigos", finalizou.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir