Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-03-2013

Rato pode ter causado apagão na usina nuclear de Fukushima
A Tokyo Electric Power (Tepco) informou, nesta quinta, sobre a presença de um rato morto dentro das instalações da usina nuclear de Fukushima, que teve uma grave interrupção do fornecimento de energia entre a noite de segunda e a manhã de quarta.
Rato pode ter causado apagão na usina nuclear de Fukushima
Foto: noticias.terra.com.br

O animal pode ter causado o curto-circuito que causou o incidente. As informações são da AFP.

O problema ocorreu na segunda às 18h57 locais (6h57 de Brasília) e não chegou a interromper o sistema para esfriar os reatores danificados pelo acidente de 11 de março, quando um tsunami, gerado após um terremoto, atingiu a costa japonesa.

No entanto, afetou a refrigeração das piscinas de combustível usado dos reatores um, três e quatro. Os tanques, que armazenam centenas de barras de combustível nuclear a altíssimas temperaturas, devem ser mantidos resfriados com a circulação de água para evitar que o líquido em seu interior evapore e as barras possam emitir radiação.

O terremoto e o tsunami que atingiram o nordeste do Japão em 11 de março de 2011 provocaram na central de Fukushima o pior acidente atômico desde o ocorrido de Chernobyl (Ucrânia), em 1986.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir