Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-03-2013

Família católica do Ceará batiza os filhos com nomes de papas
Irmãos da cidade de Solonópole têm nomes de batismo de alguns papas. Curioso é que já existia o Francisco, o mais velho dos irmãos.
Família católica do Ceará batiza os filhos com nomes de papas
Foto: g1.globo.com

Uma família católica do município de Solonópole, a 277 km de Fortaleza, é conhecida por homenagear papas. Na década de 1950, o patriarca José Furtado resolveu homenagear a igreja dando a quatro filhos nomes de batismo de papas. Pecci ganhou esse nome por causa do Papa Leão XIII, Pacelli em lembrança ao Papa Pio XII, Roncalli pelo Papa João XXIII e Montini pelo Papa Paulo VI.

O primogênito da família, Ivon, foi a única exceção porque ganhou o nome em lembrança à irmã da mãe dele que tinha morrido pouco antes do nascimento. Para Montini Maranhão, a homenagem do pai trouxe muito mais que religiosidade aos cinco. "Os nomes de papas, não sei se têm alguma relação, mas a nossa irmandade é bem unida, os irmãos, a família. Eu acho que isso aí tem alguma influência".

Os irmãos Pecci e Pacelli já faleceram, e as homenagens não ficaram só entre os cincos irmãos. Na segunda geração da família Maranhão, o filho de Pacelli foi batizado de Pecci em homenagem ao tio. Para o Pecci mais novo, a difilculdade está na hora de explicar aos amigos. "A maioria não sabe de onde vem o nome. Eles me perguntam de qual é a origem. Quando falo que é nome de papa, ninguém acredita pelo fato de ser um pouco imperativo. Aí, eu preciso contar toda a história", diz.

Os "irmãos-papas" lembram das brincadeiras e que, entre os moradores de Solonópole, a casa dos meninos da família Maranhão era conhecida como "Vaticano". A diferença é que, no Vaticano cearense, não se tinha horário para dormir ou para acordar, os jovens ouviam músicas altas e andavam sem camisa.

Até semana passada, no dia 13 de março, Ivon era o único dos cinco filhos que não tinham nomes de papa. Quando o novo papa foi revelado, a família Maranhão comemorou. O primeiro nome de Ivon é Francisco. "Eu fiquei muito fez com escolha e no mesmo momento lembrei do meu tio que só faltava ele para ser os cinco papas na família", conta a sobrinha Yale Maranhão.

"Eu acho que ele (pai de Ivon) teve uma premonição de dizer: Vai ser Ivon, vai ser Francisco, não é papa, mas um dia entra nesse rol", brinca o mais velho dos papas de Solonópole.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir