Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-03-2013

Estado de Israel não é produto do Holocausto, diz Obama
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje que a criação do Estado de Israel em 1948 não foi produto do Holocausto, afirmação que os líderes israelitas esperavam há quatro anos.
Estado de Israel não é produto do Holocausto, diz Obama
Foto: www.jb.com.br

«O Estado de Israel não foi criado devido ao Holocausto», afirmou Obama ao concluir uma visita ao Museu Yad Vashem, que guarda a lembrança dos seis milhões de judeus que morreram às mãos nazis antes e durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A afirmação, a princípio irrelevante, era esperada pelo governo israelita desde 4 de Junho de 2009, quando num discurso no Cairo Obama estabeleceu uma relação directa entre ambos os episódios históricos.

O comentário indignou Israel, para quem a afirmação apoiava a tese palestiniana de que os judeus estão numa terra que não lhes pertence e com a qual não têm qualquer vínculo histórico. A conclusão retiraria o direito de existência de Israel como estado judeu.

Obama afirmou hoje que «um Israel forte» é o que garante precisamente que «não se produzirá outro Holocausto». Na sua primeira visita ao museu como presidente, a sua segunda de carácter pessoal, o presidente salientou que o anti-semitismo e o racismo em geral «não têm cabimento no mundo». «Os nossos filhos não nasceram para odiar», salientou.

«Aqui lembramos não só a maldade que pode chegar ao ser humano, mas também a sua bondade, como daqueles que não ficaram à margem (e salvaram judeus)», disse.

«É um relato da atrocidade, mas também um lugar de inspiração», concluiu no final da visita.

Acompanhado pelo presidente israelita, Shimon Peres, e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, Obama começou o percurso na Sala dos Nomes, um espaço circular coberto que em suas paredes têm fotografias e biografias de vítimas do Holocausto.

Obama, que quinta-feira foi condecorado por Israel com a sua máxima distinção, a medalha presidencial, visitou antes os túmulos do ideólogo do Estado judeu, Teodoro Herzl, e do primeiro-ministro israelita Yitzhak Rabin, assassinado em 1995, situados numa colina em frente ao Museu Yad Vashem

Obama terá hoje uma nova reunião com o primeiro-ministro israelita, na qual apresentará as posturas do presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, sobre um possível reatamento das negociações de paz.

Obama e Abbas reuniram-se quinta-feira em Ramallah para sondar as perspectivas de aplicação da solução de dois Estados, que Obama defendeu como a «única possível».

Fonte: diariodigital.sapo.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir