Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-03-2013

Aiatolá ameaça "aniquilar" Tel Aviv e Haifa se Israel atacar o Irã
Ali Khamenei fez ameaça após visita de Obama a Jerusalém. Americano disse que Israel não precisa avisar os EUA se quiser atacar Irã.
Aiatolá ameaça
Foto: br.noticias.yahoo.com

O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, disse nesta quinta-feira (21) que as cidades de Tel Aviv e Haifa serão "aniquiladas" caso Israel ataque a república islâmica.

"Em alguns momentos, as autoridades do regime sionista (Israel) ameaçam lançar uma invasão militar, mas eles mesmos sabem que se eles cometerem o menor erro, a República Islâmica vai reduzir Tel Aviv e Haifa a ruínas", disse Khamenei em discurso transmitido ao vivo na TV estatal.

A ameaça ocorre logo após a visita do presidente dos EUA, Barack Obama, a Israel.

O americano reafirmou o apoio americano à segurança israelense e disse que Israel não precisa avisar os EUA caso decida atacar o Irã.

Israel ameaçou uma ação militar contra o Irã caso Teerã não abandone sua atividade nuclear.

As potências ocidentais acreditam que o programa nuclear iraniano tem o objetivo de desenvolver armas nucleares, mas o Irã nega.

Khamenei afirmou que não é otimista, mas não se opõe a dialogar com os Estados Unidos sobre a controvertida questão nuclear.

"Os americanos enviaram mensagens para que mantenhamos um diálogo sobre o programa nuclear à margem das negociações com o grupo 5+1. Eu não sou otimista sobre este diálogo, mas não me oponho", disse.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir