Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-03-2013

Chuva forte em Petrópolis causa transbordamento do Rio Quitandinha
Choveu forte nessa sexta-feira à tarde em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, obrigando a Defesa Civil municipal a acionar as 18 sirenes de alerta para deslizamentos no município.
Chuva forte em Petrópolis causa transbordamento do Rio Quitandinha

O Rio Quitandinha, transbordou e algumas residências e lojas comerciais foram inundadas, na Rua Coronel Veiga, a principal via na entrada da cidade.

De acordo com o Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Rio Quitandinha estava em alerta máximo, devido ao grande volume de água que desceu do alto da serra. Os quatro rios de Petrópolis: Quitandinha, Piabanha, Santo Antônio e Paltinado estão em estágio de alerta, pela possibilidade de chuva moderada na região.

Apesar da chuva que atingiu a cidade no período da tarde não houve registro de deslizamentos na parte alta junto às encostas.

Desde domingo passado (17), quando um temporal atingiu Petrópolis, das 1.149 ocorrências registradas até o fim da tarde dessa sexta-feira, cerca de 635 foram vistoriadas pelos técnicos da Defesa Civil municipal. A chuva deixou 33 mortos e 44 pessoas ficaram feridas e, dessas, 12 permanecem internadas no Hospital Santa Teresa, quatro delas no centro de tratamento intensivo (CTI).

Depois de encontrar todos os desaparecidos, arrastados pelo deslizamento de terra na parte alta, agora a prefeitura prioriza o atendimento às pessoas que estão dentro dos abrigos. O objetivo é identificar quais famílias podem voltar para casa e quais ficaram dependentes do aluguel social. Essas famílias não poderão voltar para os imóveis e serão incluídas no cadastro para serem beneficiadas com casas populares. As famílias que não tiveram os imóveis atingidos e estão fora das áreas de risco começaram a retornar para suas casas.

No momento, a situação mais grave é em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde os rios Saracuruna e Capivari entraram em alerta máximo devido à chuva forte na região.

Para este sábado, o boletim meteorológico do Inea prevê para os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Friburgo, na região serrana, céu parcialmente nublado com pancada de chuva moderada a forte, principalmente nos municípios de Petrópolis e Teresópolis.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir