Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-03-2013

Coalizão de oposição síria rejeita renúncia de líder
A Coalizão Nacional Síria (CNFROS), a principal aliança opositora síria, rejeitou a renúncia de seu presidente, Muaz al Khatib, e ressaltou que este lhes representará e ocupará o assento da Síria na cúpula árabe que será iniciada amanhã em Doha.
Coalizão de oposição síria rejeita renúncia de líder
Foto: www.portugues.rfi.fr

Em declarações à agência EFE, o embaixador da CNFROS no Catar, Nizar al Haraki, explicou nesta segunda-feira que sua formação não aceitará a renúncia de Khatib e, por isso, impedirá que o mesmo abandone seu cargo. Fontes da CNFROS acrescentaram que os dirigentes da coalizão se reunirão para analisar este assunto em uma data que ainda não fixada.

No entanto, um diplomata árabe próximo a Khatib, que pediu para manter seu anonimato, afirmou à EFE que a citada renúncia segue de pé, independente da decisão do líder opositor de participar da cúpula para oferecer um discurso "em nome do povo sírio".

Khatib anunciou ontem sua renúncia, ao afirmar que carece de liberdade dentro das "instituições oficiais" e do apoio internacional necessário. Apesar das dúvidas que rodeiam sua renúncia, Khatib viajou ao Catar à frente da delegação da CNFROS, juntamente com o chefe do Governo interino opositor, Ghassan Hitto, e os membros da coalizão George Sabra, Soher al Atrasi e Mustafa Sabag, declarou Haraki.

O diplomata explicou que Khatib ocupará a poltrona da Síria na cúpula de chefes de Estado e de Governo árabes, e que a bandeira revolucionária síria também será colocada junto às dos demais países.

Apesar das informações contraditórias sobre a decisão dos líderes árabes de conceder a representação da Síria no organismo aos opositores, o dirigente afirmou que finalmente os mesmos foram outorgados à CNFROS.

No início de março, a Liga Árabe concordou em dar o assento da Síria à oposição representada na CNFROS quando esta formasse um Governo interino, do que só foi eleito Ghassan Hitto como primeiro-ministro. De acordo com Al Haraki, os demais integrantes do governo serão escolhidos nos próximos dias.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir