Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-03-2013

Secretário de Estado da Economia sai do Governo
Almeida Henriques, secretário de Estado adjunto da Economia, vai deixar o Governo para se candidatar à presidência da Câmara de Viseu, mas manter-se-á em funções até 15 de Maio.
Secretário de Estado da Economia sai do Governo
Foto: m.jn.pt

A saída do Governo de Almeida Henriques foi acertada numa reunião que o ainda secretário de Estado da Economia teve ontem com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e onde foi também abordado o novo Quadro de Apoio Cominitário 2014/2020 .

Na última remodelação governamental no início deste ano, o nome de Almeida Henriques chegou a ser apontado como um dos secretários de Estado que estaria de saída, mas Passos Coelho acabou por recuar. Na sequência desta remodelação, Almeida Henriques viu as suas responsabiliddes reforçadas, passando a acumular as políticas de comércio e serviços de segurança.

O secretário de Estado adjunto da Economia tem lidado com dossiers de peso, como a operação limpeza dos projectos apoiados pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional que estavam sem execução. Foi depois responsável pela reprogramação estratégica dos fundos comunitários, que começou a ser negociada com a Comissão Europeia no Verão de 2012.

O governante teve também um papel importante na reforma dos processos de insolvência em Portugal, tendo liderado a criação do programa Revitalizar, que arrancou em Maio do ano passado com o objectivo de aumentar os casos de empresas em dificuldades que conseguem viabilizar-se, com o apoio dos credores.

Almeida Henriques foi ainda o dinamizador de um novo conjunto de medidas que criam limites aos juros no crédito ao consumo, aprovado em Conselho de Ministros no início deste mês. O novo pacote legislativo entrará em vigor no início de Julho.

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir