Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-03-2013

Catar propõe reunião para alcançar a reconciliação palestina
A proposta foi lançada pelo dirigente catariano durante seu discurso na 24ª cúpula árabe, que foi inaugurada hoje em Doha e irá durar dois dias.
Catar propõe reunião para alcançar a reconciliação palestina

O emir do Catar, Hamad bin Khalifa Al-Thani, propôs nesta terça-feira a realização de uma reunião no Cairo, com a presença das facções rivais Fatah e Hamas e dos líderes árabes que quiserem participar, para chegar a uma reconciliação interpalestina com base nos acordos obtidos anteriormente.

O emir sugeriu, além disso, a criação de um fundo de apoio a Jerusalém, com um orçamento de US$ 1 bilhão, para o qual o Catar contribuiria com US$ 250 milhões e que seria administrado pelo Banco Islâmico de Desenvolvimento.

Quanto ao conflito palestino-israelense, Al-Thani destacou que a causa palestina é a primeira entre os árabes e "a chave para a paz e a estabilidade no Oriente Médio".

"Não haverá paz sem uma solução global e justa através do estabelecimento de um Estado palestino independente com Jerusalém como capital", afirmou.

O governante catariano advertiu que "Israel deve saber que a força não faz a paz e que suas práticas são ilegais, além de acrescentar obstáculos ao processo de paz".

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir