Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-03-2013

Alunos reclamam de uso de droga durante aula vaga na Mooca, em SP
Secretaria disse que convocou respons�veis por aluna para reuni�o. Estudantes reclamam ainda de falta de professores e de indisciplina.
Alunos reclamam de uso de droga durante aula vaga na Mooca, em SP
Foto: g1.globo.com

Pais e alunos do 1� ano do ensino m�dio de uma escola estadual no Alto da Mooca, na Zona Leste de S�o Paulo, reclamam de problemas ocorridos durante aulas vagas. Estudantes afirmam que, na Escola Estadual Martins, Miragaia, Drausio e Camargo (MMDC), houve casos de uso de maconha dentro de sala durante aulas vagas.

As den�ncias foram apontadas em mapa interativo do G1. Ap�s um m�s, leitores enviaram 410 den�ncias relacionadas a escolas municipais, estaduais e federais na Grande S�o Paulo.

No caso da escola da Mooca, por meio de nota, a Secretaria de Educa��o informou que a dire��o da MMDC convocou os respons�veis por uma aluna para uma reuni�o "a fim de relatar o ocorrido e enfatizar a import�ncia da parceria entre fam�lia e escola para evitar ocorr�ncias semelhantes". A nota n�o especifica, no entanto, se a estudante recebeu algum tipo de puni��o. O governo do estado disse ainda que o quadro de professores na escola est� completo.

A vendedora Simone Elen Madeira, de 34 anos, afirma que neste ano conseguiu transferir o filho da MMDC para um outro col�gio tamb�m na regi�o da Mooca. "[Se eu n�o conseguisse a transfer�ncia] Ele ia ficar sem estudar esse ano", disse.

"Ele tinha muitas aulas vagas. Eu olhava o caderno dele e n�o via quase nada [de conte�do]. Eu fiquei abismada porque n�o tinha prova, n�o tinha li��o", contou. "Ele contava que os alunos fumavam e escola, para mim, n�o � lugar para aprender malandragem."

Maconha
Estudantes ouvidos pelo G1 na segunda-feira (25) contaram que alguns colegas aproveitam aulas vagas para fumar maconha dentro da sala de aula. De um grupo de 13 alunos que estudam na mesma turma, 11 disseram que os pais j� tentaram, em v�o, mud�-los de escola.

"Na semana passada fumaram maconha dentro da sala em uma aula vaga", disse uma aluna. A m�e dela, que pediu para n�o ser identificada por medo de repres�lias, disse que a filha narrou o epis�dio em casa. "Eles estavam trancados na sala de sala de aula e n�o podiam sair no corredor para n�o fazer bagun�a. Como ningu�m sentiu o cheiro?", indagou.

O relato do uso de drogas em sala de aula deixou a m�e de outra estudante ainda mais preocupada. Na semana passada, sua filha reclamou de ter visto um colega fumando maconha. "Eu a orientei a ficar na porta da sala ou no corredor", disse.

"O clima est� ficando muito pesado. Minha vontade era tirar minha filha da escola, mas temo que ela perca o ano letivo. Ela ficou at� um pouco deprimida, porque � uma menina inteligente, esfor�ada. Vamos ver se at� o meio do ano, a gente consegue uma transfer�ncia", comentou.

Aulas vagas
A m�e da primeira aluna citada nesta reportagem contou ao G1 que j� pediu a transfer�ncia da filha para outro col�gio - esse � o primeiro ano que a aluna estuda na Escola Estadual MMDC.

Segundo a m�e, durante a primeira reuni�o de pais, os respons�veis reclamaram das faltas frequentes dos professores. "A colega de sala da minha filha chegou a dizer durante a reuni�o que tem muitas aulas vagas, mas a dire��o n�o admitiu. Minha filha tamb�m fala isso."

Segundo a Secretaria da Educa��o, o quadro docente da escola est� completo. "A unidade disp�e de quatro professores eventuais, que cobrem licen�as de at� 15 dias e faltas pontuais de docentes titulares. De todo modo, o conte�do ocasionalmente n�o ministrado � reposto para o integral cumprimento do calend�rio escolar", diz a nota.

Indisciplina
Entre os alunos, s�o comuns relatos de indisciplina. "A MMDC � uma zona", sintetizou um adolescente de 16 anos, que conseguiu transfer�ncia para outra escola da regi�o. Estudantes ouvidos pela reportagem disseram que colegam chegam a pular o muro para escapar das aulas.

Na sala de aula, o ambiente tranquilo nem sempre � preservado. Durante uma aula, a reportagem flagrou estudantes conversando pela janela com uma aluna que deixava o col�gio. "Todo mundo ouve m�sica no celular sem fone de ouvido. Eu mesmo ou�o funk dentro da sala", reconheceu uma adolescente de 16 anos, do primeiro ano do ensino m�dio. "Os professores n�o conseguem colocar ordem. Chega uma hora que elas desistem f�cil."

Em rela��o � quest�o de indisciplina, a Secretaria da Educa��o afirma que "� importante destacar que a participa��o da fam�lia na vida escolar dos filhos � fundamental para conscientizar crian�as e adolescentes sobre as boas pr�ticas de cidadania". A pasta ressalta que a escola possuiu um professor-mediador e sete agentes de organiza��o escolar.

Os estudantes tamb�m disseram n�o ter acesso � biblioteca ou � sala de inform�tica, que possui 13 computadores conectados com o programa Acessa S�o Paulo. A Secretaria de Educa��o afirma que o col�gio possui tamb�m uma sala de leitura e um rico acervo de livros e peri�dicos.

Boa escola
Apesar das queixas feitas pelos colegas, um estudante do terceiro ano do ensino m�dio, do per�odo matutino, disse � reportagem que considera a MMDC uma "boa escola", por�m, reconheceu que esse � o primeiro ano que ter� uma professora de ingl�s.

"Nos dois primeiros anos, eram s� professores eventuais", declarou. Sua turma tamb�m tem aulas vagas. "Mas os professores dizem que t�m uma declara��o que justifica a aus�ncia", disse.

Para os pais ouvidos pela reportagem, a escola n�o permite aos alunos se desenvolverem intelectualmente como deveriam. "Acho que minha filha ser� muito prejudicada. Quando sair da escola, o que vai fazer da vida? Como vai prestar vestibular se n�o aprendeu nada?", questionou uma m�e.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir