Categoria Policia  Noticia Atualizada em 26-03-2013

Polícia do DF prende 6 por desvio de dinheiro de contas de idosos
Presos fingiam ser clientes e funcionários de bancos para enganar vítimas. Investigação apura atuação em cinco estados e empresas de fachada.
Polícia do DF prende 6 por desvio de dinheiro de contas de idosos
Foto: g1.globo.com

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu nesta terça-feira (26) seis integrantes de uma quadrilha em Brasília suspeita de desviar dinheiro de cartões de crédito de 25 pessoas, a maioria idosos, no Lago Norte. Três pessoas estão foragidas.

O grupo é suspeito de ter ramificações em cinco estados do país. Os intregrantes da quadrilha abriam empresas de fachada para lavar o dinheiro desviado, segundo a polícia.

Na operação desta terça-feira,que envolveu cinco delegacias e 80 policiais, foram apreendidos quatro carros e uma moto. Até o momento, a polícia conseguiu quebrar o sigilo de 39 contas bancárias.

A polícia não estimou o valor do prejuízo das vítimas, mas informou que, em um dos casos, uma pessoa de 71 anos perdeu R$ 25 mil. Segundo a polícia, houve final de semana em que a quadrilha faturou R$ 30 mil.

Na delegacia, os presos não deram declarações. Um dos suspeitos disse apenas que havia "feito besteira".​

O grupo é suspeito de praticar crimes no DF desde pelo menos novembro do ano passado. Segundo a delegada-chefe da 9ª DP, Nelia Vieira, responsável pelo caso, a ação dos presos consistia em interceptar pessoas de idade na saída de agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal no Lago Norte.

Se passando por clientes, eles alegavam que as vítimas precisavam trocar a senha do cartão de crédito. Para convencê-las, mostravam cópias falsas de impressões e indicavam uma pessoa da quadrilha disfarçada de funcionário do banco para acompanhar a mudança da senha.

No caixa eletrônico, o falso funcionário do banco decorava a senha da vítima ou a registrava com canetas filmadoras e trocava o cartão da pessoa por outro. Assim que a vítima saía do banco, eles sacavam o dinheiro e gastavam em compras ou faziam transferência bancária para contas do grupo no Paranoá, onde os presos moravam, e Ceilândia.

Todos os presos vão ser indiciados por furto mediante fraude e formação de quadrilha. Alguns também vão responder por lavagem de dinheiro. Se condenados, as penas variam de um a dez anos de prisão.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir