Categoria Religião  Noticia Atualizada em 26-03-2013

Pastores evangélicos batizam presos na maior penitenciária do RN
57 detentos que cumprem pena em Alcaçuz foram batizados. Este é o segundo batismo na unidade, o primeiro foi em 2001.
Pastores evangélicos batizam presos na maior penitenciária do RN
Foto: g1.globo.com

Cinquenta e sete presidiários que cumprem pena na Penitenciária Estadual de Alcaçuz - a maior do Rio Grande do Norte – foram batizados durante um culto evangélico na manhã desta terça-feira (26). Localizado na Grande Natal, o presídio abriga atualmente 695 detentos. Integrantes da Igreja Evangélica Verbo da Vida organizaram a celebração e instalaram piscinas de plástico no local para manter as características do rito evangélico.

Este é o segundo batismo coletivo realizado em Alcaçuz, o primeiro ocorreu em 2001, informou a Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (Sejuc). Entre os batizados, internos que cometeram vários crimes. Os familiares também puderam acompanhar a conversão dos detentos.

A celebração foi conduzida por pastores da Igreja Evangélica Verbo da Vida, que realiza um trabalho de evangelização com os apenados da unidade. "Eles receberam o trabalho de evangelização e também fazem o estudo da bíblia. Acho que deve fazer muito bem a eles. Um momento de reflexão e de aproximação com Deus e dos reais valores", enfatizou Dinorá Simas, diretora de Alcaçuz.

No momento da celebração, muitos choraram e se comoveram, segundo Dinorá. "O evento foi marcado por palmas e louvores. O tempo todo, durante os batismos sucessivos, os presos acompanhavam os cânticos e reforçavam o coro dos pastores. No final, todos foram presenteados com uma bíblia e um kit de higiene pessoal", acrescentou a diretora.

O pastor e agente penitenciário, Raul Moreira, destacou a importância da evangelização nas unidades prisionais. "O amor de Deus é o único caminho para a transformação do ser humano. O evangelho proporciona a mudança no coração e no comportamento destes homens",

Para a diretora de Alcaçuz Dinorá Simas este dia é de celebração e meditação. "Estamos sempre de portas abertas para este tipo de trabalho. Acreditamos que a religião pode confortar e transformar as pessoas. O acesso à assistência religiosa é um direito constitucional dos detentos. Ainda mais hoje, no aniversário de 15 anos de Alcaçuz.

Para o apenado Dante, foi muito importante ter conhecido a palavra de Deus dentro do presídio. "Tinha um Novo Testamento, daqueles distribuídos de graça, jogado em um canto da cela e eu resolvi ler todo, começando da primeira página. Lá dizia que a palavra de Deus era o caminho. Minha vida mudou depois disso. Vivia fugindo da Polícia, mas depois que me converti aceitei que precisava mudar tudo. Acredito que quando sair daqui serei um homem melhor", garantiu Dante.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir