Categoria Economia  Noticia Atualizada em 27-03-2013

Chipre prepara reabertura dos bancos tentando evitar fuga de capitais
O governo do Chipre afirma nesta quarta-feira, 27 de mar�o de 2013, que est� fazendo um esfor�o sobre-humano para preparar a abertura dos bancos do pa�s, prevista para amanh�, ap�s 12 dias de fechamento.
Chipre prepara reabertura dos bancos tentando evitar fuga de capitais
Foto: www.portugues.rfi.fr

O objetivo � evitar uma fuga em massa de dinheiro do pa�s.

Na �ltima noite em Nic�sia, uma manifesta��o reunindo banc�rios e secundaristas preocupados com o futuro de Chipre indica que a tens�o que continua no pa�s. Ap�s 12 dias sem bancos, a economia cipriota est� em ponto-morto, teme-se uma onda de fal�ncias de pequenas empresas e a desconfian�a da popula��o aumenta a cada dia. Por enquanto, cada correntista s� pode retirar no m�ximo 100 euros por dia nos caixas autom�ticos.

A expectativa com as medidas que ser�o anunciadas para permitir finalmente a reabertura dos bancos amanh� � grande. � certo que o governo vai impor restri��es para evitar um grande movimento de capitais, mas o presidente do Banco Central de Chipre, Panicos Demetriades, garante que essas restri��es n�o ser�o severas.

A principal dificuldade do governo cipriota � garantir a solidez do Banco de Chipre, o maior do pa�s, que ter� os dep�sitos banc�rios superiores a 100 mil euros taxados em pelo menos 40%. Al�m disso, a institui��o deve absorver as contas do Banco Laiki o segundo banco do pa�s, que deixar� de existir.

Para evitar a fal�ncia, Chipre aceitou reduzir drasticamente seu sistema banc�rio em troca de uma ajuda de 10 bilh�es de euros da Uni�o Europeia, do FMI e do Banco Central Europeu. O plano de resgate ainda n�o tranqulizou completamente os mercados internacionais, mas as principais bolsas europeias abriram em leve alta nesta quarta-feira.

Fonte: www.portugues.rfi.fr
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir