Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 31-03-2013

Foto de ditador da Coreia do Norte com iMac gera especulação online
Imagem oficial mostra Kim Jong-un com o que parece ser micro da Apple. Embargo comercial proíbe venda de produtos da marca para o país.
Foto de ditador da Coreia do Norte com iMac gera especulação online
Foto: g1.globo.com

Uma foto do ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com o que parece ser um computador iMac da Apple sobre sua mesa de trabalho, gerou polêmica online nesta sexta-feira (29), em meio à escalada da tensão entre o regime norte-coreano e seus rivais EUA e Coreia do Sul.

A foto foi divulgada nesta sexta pela agência oficial de notícias do fechado país, a KCNA, e mostra Kim presidindo uma reunião militar.

A Apple cumpre um embargo comercial que a proíbe de vender seus produtos para a Coreia do Norte, o que levou à pergunta: como Kim pode ter adquirido o computador?

Há especulações que ele teria comprado a máquina por intermédio da China.

Em fevereiro, o chefe norte-coreano havia sido fotografado com um smartphone, o que já havia gerado polêmica.

Embora os norte-coreanos vivam na sociedade mais isolada e censurada do planeta, além de sofrer com a carência endêmica de alimentos, o país não é completamente afastado da tecnologia.

Telefones celulares foram introduzidos em 2008 através de um acordo com a empresa egípcia de telecomunicações Orascom, e uma intranet doméstica foi lançada em 2002.

Mas os detentores de um milhão de celulares podem realizar ligações apenas dentro do país, assim como ocorre com a intranet, completamente isolada da internet mundial.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir