Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-03-2013

Países da UE adiantarão relógios em 1h no fim do horário de verão
Na noite deste sábado para domingo, os europeus dormirão uma hora menos, já que os relógios serão adiantados em uma hora.
Países da UE adiantarão relógios em 1h no fim do horário de verão

Os cidadãos da União Europeia (UE) passarão para o horário de verão na madrugada do domingo 31, como todos os últimos domingos de março, segundo o estabelecido em uma diretiva do bloco de 2001 e com o objetivo de economizar energia otimizando ao máximo a iluminação solar.

A Comissão Europeia decidiu harmonizar a data de início da mudança para o horário de verão para evitar desajustes como, por exemplo, o que afetava os horários dos trens que cruzavam a Europa.

A mudança de horário começou a se generalizar a partir de 1974, quando aconteceu a primeira crise do petróleo e alguns países decidiram antecipar seus relógios para aproveitar melhor a luz do sol e, assim, economizar eletricidade.

A medida da mudança de hora tem seus críticos, que alegam que gera efeitos prejudiciais sobre a saúde humana e animal, ligados à secreção de melatonina, uma proteína que regula o sono.

No entanto, Bruxelas apresentou em 2007 um relatório para revisar a repercussão da mudança de horário em diferentes âmbitos, que revelou efeitos positivos da medida em áreas como agricultura e hotelaria.

Com a mudança do domingo, três Estados-membros (Reino Unido, República da Irlanda e Portugal) terão uma hora de diferença em relação ao horário GMT, enquanto Espanha, Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Itália, Luxemburgo, Malta, Polônia, Eslováquia, Eslovênia, Suécia e Holanda ficarão com seus relógios a GMT+2.

Por sua vez, Bulgária, Chipre, Estônia, Finlândia, Grécia, Letônia, Lituânia e Romênia anteciparão a hora para GMT+3.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir