Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-03-2013

Bombardeio da Otan no Afeganistão mata 2 civis e deixa 7 feridos
O Afeganistão denunciou que um bombardeio da Otan causou neste sábado a morte dois civis afegãos e feriu outros sete na província de Ghazni, na região central do país, em um incidente que a Aliança Atlântica disse estar investigando.
Bombardeio da Otan no Afeganistão mata 2 civis e deixa 7 feridos
Foto: portuguese.ruvr.ru

Segundo informou à agência Pajhwok o porta-voz do governador regional, Fazal Sabawun, o bombardeio aconteceu nos arredores da cidade de Ghazni durante uma ofensiva das forças estrangeiras e afegãs contra os insurgentes talibãs. Sabawun afirmou que as vítimas estavam em um veículo que foi atingido "por engano" e que entre os feridos há duas mulheres e uma criança.

Em entrevista à agência AIP, um estudante local identificado como Abdullah disse que o número de civis mortos foi três e que todos eram estudantes menores de idade. Durante a ofensiva, também morreram vários insurgentes, segundo várias fontes.

Um porta-voz da missão da Otan no país (Isaf) admitiu à EFE que um helicóptero aliado ajudou as forças de segurança afegãs depois que estas sofreram um ataque. "O helicóptero disparou para repelir o ataque. Recebemos informações de que há vítimas civis por causa da operação e estamos investigando o que aconteceu", afirmou a fonte. "A Isaf leva muito a sério este tipo de incidente", ressaltou.

A morte de civis em ações da Otan é um dos principais pontos de atrito entre as tropas estrangeiras e o governo do Afeganistão. O presidente do país, Hamid Karzai, emitiu em fevereiro uma ordem que proibia o exército nacional de pedir assistência aérea às forças internacionais durante ofensivas militares em áreas habitadas. Segundo a imprensa afegã, a região de Asfandi, onde hoje aconteceu a operação, fica a apenas nove quilômetros do principal núcleo urbano da região de Ghazni, a capital homônima.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir