Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 01-04-2013

USP testa aplicativo para celular que auxilia tratamento contra tuberculose
Sistema desenvolvido por alunos de Ribeir�o Preto est� em fase de teses. Centraliza��o das informa��es � o maior benef�cio, explica professor.
USP testa aplicativo para celular que auxilia tratamento contra tuberculose
Foto: g1.globo.com

Um grupo formado por alunos e professores da Universidade de S�o Paulo (USP) de Ribeir�o Preto (SP) desenvolveu um aplicativo m�vel que pode ser baixado em celulares, tablets e computadores e oferece um sistema semelhante a um "prontu�rio m�dico" digital, capaz de agrupar e monitorar de forma mais eficiente o tratamento de pacientes com turberculose. A aposta � que o sistema, ainda em fase de testes, ajude a reduzir o n�mero de casos da doen�a.

Coordenadora geral do projeto, a professora da Escola de Enfermagem da USP Tereza Villa explica que um dos maiores benef�cios do sistema � o controle mais rigoroso da medica��o do paciente, que atualmente pode ser feita em casa ou no trabalho. "Quando a pessoa deixa de tomar o coquetel de rem�dios e fazer o tratamento, que dura no m�nimo seis meses, ela pode acabar transformando essa tuberculose em algo mais forte e resistente", pontuou.
Os sistema permite um acesso mais f�cil ao cadastro do paciente, a exames como o de baciloscopia e raio-x, e a todas as informa��es necess�rias para que o tratamento seja feito corretamente. "Com isso, voc� n�o vai precisar depender daquele monte de formul�rios em papel. Creio que seja um avan�o fundamental para que se controle de forma mais eficaz a doen�a", disse Tereza. Segundo a professora, Ribeir�o Preto tem em m�dia 200 pessoas com tuberculose ao ano.

O professor Domingos Alves, da Faculdade de Medicina de Ribeir�o Preto (FMRP), tamb�m participa do projeto, que financiado pelo Minist�rio da Sa�de, desde o in�cio e diz que a simplicidade � um dos pontos fortes do aplicativo. Alves explica que a tuberculose � considerada uma doen�a negligenciada. "Ningu�m fala da tuberculose como fala de outras doen�as. A tuberculose � uma doen�a que tem cura e pode ser previnida. Os casos deveriam ir diminuindo. Qual o motivo para isso n�o acontece? � isso que n�s estudamos e buscamos melhorar."

Praticidade
O aplicativo est� sendo testado desde janeiro em Ribeir�o Preto e o sistema j� conta com dados de 30 pacientes cadastrados por enfermeiras como a p�s-graduanda Nat�lia Halax. A fase de testes n�o tem data definida para acabar, mas a inten��o � de que outras cidades tamb�m sejam beneficiadas pelo projeto em breve. "O sistema � muito pr�tico. Todas as semanas a gente faz o controle das informa��es dos pacientes que est�o cadastrados", disse Nat�lia.

A jovem Nathalia Crepaldi se formou em Inform�tica Biom�dica na USP e participou do desenvolvimento do aplicativo. "Os uso dessa tecnologia permite o agrupamento sistematizado das informa��es e possibilita que todos os profissionais envolvidos no tratamento do paciente com tuberculose encontrem essas informa��es em um local central", comentou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir