Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-04-2013

Coreia do Norte remodela Governo com mira apontada a reformas económicas
A Assembleia Popular Suprema (parlamento) da Coreia do Norte anunciou a substituição de vários ministros do país, revelou hoje a televisão estatal KCTV, num ato interpretado por analistas como uma tentativa para impulsionar reformas económicas.
Coreia do Norte remodela Governo com mira apontada a reformas económicas
Foto: sicnoticias.sapo.pt

A KCTV detalhou que o parlamento encetou a reforma com a destituição do vice-primeiro-ministro Ri Seung-ho e com a substituição dos ministros da Agricultura, Desenvolvimento de Recursos Naturais, Gestão das Cidades, Preservação do Território e Meio Ambiente e Indústrias Química e Petrolífera.

Substituídos foram também os dirigentes dos ministérios da Saúde Pública e Educação, ainda que a KCTV não revele o motivo da decisão, numa sessão iniciada na segunda-feira e em que o parlamento também nomeou como novo chefe de Governo Pak Pong-ju, especialista em economia.

A televisão estatal do regime norte-coreano revelou ainda os nomes dos que vão ocupar os lugares deixados vagos, destacando-se a designação de Ri Mu-yong para o cargo de vice-primeiro-ministro e titular da pasta da Indústria Química e ainda a de Ri Chol-man como ministro da Agricultura e também vice-primeiro-ministro.

Especialistas na Coreia do Sul acreditam que, com a renovação do elenco governativo, o regime procura lançar novas reformas para relançar a sua economia, que padece de uma crise crónica desde os anos 90 e é fortemente afetada pelas sanções internacionais que visam punir os ensaios nucleares.

"Muitos dos ministros cessantes ocupavam essa função há já algum tempo e deviam ser substituídos, mas outros estavam no cargo há menos de um ano", observou um analista, em declarações à agência sul-coreana Yonhap, sublinhando que a reestruturação figura como um "possível sinal de que Pyongyang procura mudanças na esfera económica".

Na sua habitual sessão plenária de primavera, a Assembleia Popular Suprema designou, na segunda-feira, como novo primeiro-ministro do país Pak Pong-ju, um especialista em economia de 74 anos que já desempenhou essa função durante o período 2003-2007.

Pak, um tecnocrata que dirigiu o Ministério da Indústria Química antes de chegar a primeiro-ministro, visitou Seul, em 2002, como membro de uma delegação económica norte-coreana, sendo conhecido por ter impulsionado o "decreto de 01 de julho", o qual estabeleceu reformas de fixação de salários e maior liberdade para os negócios.

A renovação na Coreia do Norte acontece em pleno de clima de tensão na região, depois de quase um mês de contínuas ameaças por parte do regime de Kim Jong-un contra a Coreia do Sul e Estados Unidos, aliados que realizam, em simultâneo por esta altura, manobras militares.

Fonte: sicnoticias.sapo.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir