Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-04-2013

Indústria da construção fecha 315 postos na região do ABC
Seguindo a mesma trajetória do primeiro mês do ano, em fevereiro foram fechados 315 postos de trabalho nas sete cidades - queda de 0,66% em comparação com janeiro, período em que foram eliminadas 346 vagas.
Indústria da construção fecha 315 postos na região do ABC
Foto: www.panoramabrasil.com.br

No ano, o contingente de pessoas que perdeu o emprego já soma 661. Hoje, o estoque de trabalhadores com carteira assinada reúne 47.558 funcionários. É o que aponta o boletim mensal do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção de São Paulo).

Dentre os dez escritórios espalhados pelo Estado de São Paulo, apenas as regionais de Santo André, Santos e São José dos Campos apresentaram queda no volume de empregos gerados durante o período. No Estado, inclusive, o número de contratações cresceu 0,51% em fevereiro frente a janeiro, com a abertura de 4.500 vagas. Nos dois primeiros meses de 2013, as admissões paulistas somaram 16,4 mil.

Segundo a diretora adjunta da regional do SindusCon-SP, Rosana Carnevalli, com o atual cenário, a previsão de crescimento de 5% para o setor neste ano já deve ser corrigida para 3% ou 4%. "No Grande ABC, nós, construtores, estamos enfrentando alguns problemas com as novas leis de zoneamento dos municípios. Enquanto os terrenos continuam inflacionados, muito caros, as legislações em vigor diminuem as áreas para construção. Os projetos ficam até 50% menores, para se ter ideia."

Rosana acredita que esse é um dos principais fatores que travam, de certa forma, o setor. "A burocracia para a aprovação de projetos e liberação das áreas por parte das prefeituras também freia o mercado. Estamos atravessando um período de mudanças. Corremos o risco, inclusive, de perder as incorporadoras que costumam investir na região por conta desses impasses."

Apesar dos entraves, a especialista espera que o mercado de trabalho fique mais fortalecido a partir do segundo semestre, com o início das obras dos lançamentos que estão sendo feitos no Grande ABCneste início de ano.

TERRENOS - Uma das alternativas para as construtoras que buscam por áreas é voltar os olhos aos bairros periféricos, mais distantes dos grandes centros. "Nesses locais ainda há terrenos maiores, mais antigos e a concorrência é bem menor. É preciso suprir essa demanda", destaca Alvarino Lemes, delegado da sede regional do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo).

Fonte: www.dgabc.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir