Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-04-2013

Coreia do Norte impede entrada de trabalhadores da Coreia do Sul
Zona industrial de Kaesong j� foi s�mbolo da coopera��o entre as Coreias. Autoriza��o de acesso, que ocorre todos os dias, n�o foi dada nesta quarta.
Coreia do Norte impede entrada de trabalhadores da Coreia do Sul
Foto: g1.globo.com

A Coreia do Norte impediu na manh� desta quarta-feira (3), hor�rio local, que trabalhadores sul-coreanos entrassem no complexo industrial binacional de Kaesong, que fica no territ�rio norte-coreano, em meio � crescente tens�o entre os pa�ses, anunciou o governo em Seul.

"A Coreia do Norte n�o deu sua permiss�o, como faz diariamente, para que 484 trabalhadores sul-coreanos entrassem em Kaesong hoje", disse � ag�ncia France Presse o porta-voz do minist�rio sul-coreano da Unifica��o, Kim Hyung-suk.

"O Norte nos informou esta manh� que est�o autorizadas apenas as viagens de regresso de Kaesong, e que o ingresso no complexo foi proibido", revelou o porta-voz.

Pyongyang n�o precisou quanto tempo vale a medida, disse Kim, que qualificou a decis�o de "muito lament�vel".

Kim destacou que a prioridade do governo em Seul � a seguran�a dos 861 sul-coreanos que est�o em Kaesong, e o governo afirmou que far� uma a��o militar se isso se tornar necess�rio.

"Esperamos que nossa gente que est� no Norte volte s� e salva."

A zona industrial de Kaesong, situada a 10 quil�metros no interior do territ�rio da Coreia do Norte, foi inaugurada em 2004 como s�mbolo da vontade de coopera��o entre as duas Coreias.

Fronteira
A passagem na fronteira entre as duas Coreias em dire��o a Kaesong � aberta normalmente �s 8h30 (20h30 de Bras�lia), mas nesta quarta-feira os respons�veis norte-coreanos n�o autorizaram o ingresso dos trabalhadores sul-coreanos, destacou o porta-voz.

O parque industrial intercoreano, que conta com investimentos sul-coreanos, at� o momento se mantinha em atividade, apesar da crise na Pen�nsula Coreana, provocada pelas crescentes amea�as norte-coreanas, ap�s o pa�s ter sofrido san��es, no Conselho de Seguran�a da ONU, por conta de seu terceiro teste nuclear.

A passagem de fronteira para Kaesong funcionou normalmente nas �ltimas semanas, mesmo diante da crescente tens�o entre Norte e Sul.

Em Kaesong trabalham mais de 50 mil norte-coreanos, a maioria para pequenas empresas sul-coreanas que atuam na �rea manufatureira produzindo roupas, cal�ados, rel�gios e utens�lios de cozinha, entre outros.

Preciosa fonte de divisas estrangeiras, o complexo industrial sempre permaneceu aberto, apesar das repetidas crises na pen�nsula, e sua estabilidade � considerada um bar�metro das rela��es entre as duas Coreias.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir