Categoria Policia  Noticia Atualizada em 03-04-2013

Bomba é desativada com sucesso em estação de Berlim
A descoberta da bomba levou ao isolamento da região em um raio de 400 metros em torno da estação
Bomba é desativada com sucesso em estação de Berlim
Foto: exame.abril.com.br

Berlim - Peritos conseguiram desativar nesta quarta-feira sem maiores problemas uma bomba de aviação russa de tempos da Segunda Guerra Mundial de cerca de 100 quilogramas descoberta ontem à noite junto à estação central de Berlim.

Segundo um porta-voz da polícia, os analistas conseguiram desmontar o detonador da bomba manualmente, por isso já não será necessário extrair a bomba para detoná-la de forma controlada fora da cidade ou, no pior dos casos, fazê-la explodir onde foi encontrada, as outras duas opções consideradas.

"A desativação correu como esperávamos", explicou Jürgen Thiele, chefe de artífices do Escritório Federal de Investigação Criminal (LKA).

A neutralização de forma manual, que os especialistas conseguiram fazer em 38 minutos, foi possível porque o fio da bomba ainda estava intacto, precisou.

A descoberta da bomba levou ao isolamento da região em um raio de 400 metros em torno da estação, a um quilômetro do ministério de Relações Exteriores e do Bundestag (Câmara dos Deputados), e interromper o tráfego ferroviário, assim como a circulação de veículos e o trânsito fluvial e inclusive as aterrissagens no aeroporto de Tegel.

A descoberta de bombas da Segunda Guerra Mundial continua sendo relativamente frequente na Alemanha e especialmente em Berlim, que foi intensamente bombardeada pelos aliados na batalha e que, pelas características de seu solo, ainda tem muitos artefatos enterrados que não chegaram a explodir.

A bomba encontrada teria provocado, caso explodisse, uma cratera de até três metros de profundidade, além de graves danos em janelas, encanamentos e na fiação da área, detalhou um especialista do LKA.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir