Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-04-2013

Coreia do Norte mantém bloqueio a complexo industrial binacional
Regime de Kim Jong-un barra sul-coreanos e eleva tensão na península. Exército norte-coreano afirma já ter aval para ataque nuclear aos EUA.
Coreia do Norte mantém bloqueio a complexo industrial binacional
Foto: g1.globo.com

A Coreia do Norte manteve fechado nesta quinta-feira (4), pelo segundo dia consecutivo, o acesso ao complexo industrial binacional de Kaesong, a 10 quilômetros da fronteira com a Coreia do Sul, em meio à crescente tensão militar na Península Coreana, que opõe o fechado regime de Pyongyang a Coreia do Sul e EUA.

Pelo menos 40 veículos aguardavam para cruzar a fronteira em direção a Kaesong, no lado norte-coreano, quando o serviço de alto-falante anunciou que deveriam retroceder.

No total, 526 sul-coreanos e 421 veículos aguardavam nesta quinta para tentar entrar na Coreia do Norte, informou o ministério da Unificação em Seul.

Na quarta (3), a Coreia do Norte proibiu o acesso de trabalhadores sul-coreanos ao complexo, aberto em 2004 e que simboliza a cooperação intercoreana, além de ser uma fonte essencial de divisas para a Coreia do Norte.

A Coreia do Norte não informou durante quanto tempo manterá o bloqueio, mas precisou que os centenas de sul-coreanos que permanecem em Kaesong estão livres para retornar ao Sul.

A agência sul-coreana Yonhap chegou a anunciar um prazo de 10 dias imposto pela Coreia do Norte para que dirigentes e empregados sul-coreanos abandonassem o complexo de Kaesong, mas a notícia foi desmentida pelo ministério sul-coreano da Unificação.

Em Kaesong trabalham mais de 50 mil norte-coreanos, a maioria para pequenas empresas sul-coreanas que atuam na área manufatureira produzindo roupas, calçados, relógios, utensílios de cozinha, entre outros.

O parque industrial, que conta com pesados investimentos sul-coreanos, até o momento se mantinha em atividade, à margem da crescente crise na península coreana.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir