Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-04-2013

Arena Fonte Nova é inaugurada com presença de Dilma Rousseff na Bahia
Estádio foi aberto nesta sexta-feira (5), em Salvador. Estrutura será usada na Copa das Confederações e na Copa do Mundo.
Arena Fonte Nova é inaugurada com presença de Dilma Rousseff na Bahia
Foto: g1.globo.com

A Arena Fonte Nova, estádio de Salvador construído para a Copa das Confederações, em junho, e para a Copa do Mundo, em 2014, foi oficialmente inaugurada na manhã desta sexta-feira (5), pela presidente Dilma Rousseff, o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o prefeito da capital baiana, ACM Neto.

Os ministros dos Esportes, Aldo Rebelo, do Transporte, César Borges, da Justiça, José Eduardo Cardoso, a secretária para Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Luiza Bairros, além de representantes do Consórcio Arena Fonte Nova, também participaram da cerimônia. Descalça, a presidente chutou uma bola, no meio do campo, ato que simbolizou a inauguração do equipamento multiuso.

"Não foi fácil tomar a decisão de implodir a Fonte Nova, fazer um complexo internacional e não tirar a ferradura original que é a cara de Salvador. A polêmica hoje se cala quando a gente vê que no lugar da antiga Fonte Nova, respeitando o nome de Octavio Mangabeira, aqui será um complexo cultural. Isso aqui foi pensado com muito carinho, chorado no momento da demolição. Esse é o Complexo Esportivo Octávio Mangabeira e é também a Arena Fonte Nova porque ninguém tira esse nome que o baiano deu", afirmou o governador Jaques Wagner.

"Quero saudar quem se empenhou a construir o mais bonito estádio de futebol do Brasil, que é a Arena Fonte Nova. Tenho claras recordações de muitas alegrias vividas na Fonte Nova. Em nome da cidade, da prefeitura, desejo que a nova Fonte Nova traga muitas alegrias para o baiano e para o brasileiro. Hoje Salvador sorri e está feliz porque tem o mais bonito e mais qualificado estádio do Brasil", afirmou o prefeito ACM Neto.

Representantes de movimentos sociais, crianças, operários que trabalharam nas obras da arena e ex-jogadores acompanharam o evento da arquibancada do estádio. Pouco antes do início da inauguração, operários que torcem pelo Bahia vibraram na plateia levantando bandeiras do time e gritando o nome do clube.

Acompanhada do governador da Bahia, e das demais autoridades, a presidente visitou as instalações do estádio, como vestiários, restaurante e depois seguiu para o gramado.

A cerimônia foi oficialmente aberta com o Hino Nacional, entoado pela cantora Will Carvalho. A primeira mulher a trabalhar nas obras de construção da Arena Fonte Nova, Flor, entregou uma rosa de metal a Dilma Rousseff durante o evento. Logo depois, a presidente falou sobre a importância do estádio para a Bahia. A capital baiana é a terceira cidade-sede dos jogos da Copa a entregar o estádio. O primeiro foi a Arena Castelão, em Fortaleza, e o segundo o Mineirão, em Belo Horizonte.

"Me sinto muito feliz de fazer a inauguração desse estádio. Tenho uma palavra para sintetizar o impacto desse estádio, dessa construção, que é única e que mostra, sem dúvida, a criatividade desse povo. A palavra é orgulho. Dá muito orgulho de ver que estamos superando expectativas. Estamos mostrando que somos capazes também fora dos campos. Não é qualquer país que tem essa beleza em seus estádios. A Arena, essa ferradura [estrutura mantida após a demolição] dá uma atitude, um perfil, uma identidade a esse povo, porque ele [estádio] se volta para a Fonte do Tororó, onde bebi água quando era pequena, onde estão os orixás dessa terra, onde está o orgulho do sincretismo dessa cidade", disse Dilma Roussef durante o discurso.

O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, falou que a Arena Fonte Nova é uma obra a altura dos desafios que Salvador tem a capacidade de enfrentar. "Toda cidade grande do mundo tem um estádio. Salvador tem a Fonte Nova, um estádio com seu jeito, personalidade, história, identidade. Acompanhei desde o início o esforço para a construção da Fonte Nova. Salvador é uma cidade habituada aos grandes desafios e tenho certeza que a Fonte Nova está a altura desse grande desafio. Parabéns, Salvador, Bahia, Brasil", afirmou.

Do lado de fora da Arena, cerca de 20 baianas de acarajé fizeram uma manifestação pacífica em prol da liberação do comércio das baianas dentro do equipamente e no entorno. De acordo com normas gerais da FIFA, dentro de um raio de 2km dos estádios da Copa é proibido o comércio ambulante.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir