Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-04-2013

Fukushima pode ter sofrido vazamento de água radioativa
Operadora responsável pela usina detectou sinais de contaminação nos tanques que armazenam a água utilizada nos reatores nucleares da central.
Fukushima pode ter sofrido vazamento de água radioativa
Foto: www.abola.pt

Depois de enfrentar seguidos problemas com o sistema de refrigeração de Fukushima, a operadora Tokyo Electric Power Company (Tepco), responsável pela central nuclear, anunciou neste sábado que 120 toneladas de água contaminada com radiação podem ter vazado dos tanques de depósito subterrâneo da usina.

De acordo com o porta-voz da companhia, o vazamento foi detectado em um dos sete tanques utilizados para armazenar a água utilizada no resfriamento dos reatores nucleares. Os tanques estão enterrados a seis metros de profundidade e são cobertos por três lâminas impermeáveis justamente para conter vazamentos. A Tepco informou que encontrou substâncias radioativas nas lâminas e no solo ao redor do depósito subterrâneo, mas ainda não sabe qual a causa do vazamento.

Agora, a operadora vai começar a transferir os 13 mil metros cúbicos de água contaminada armazenados no local para outros tanques auxiliares, em um processo que levará cerca de duas semanas para ser concluído.

Histórico - Devastada pelo tsunami de 2011, a usina nuclear de Fukushima foi palco de um enorme vazamento radioativo na época, naquele que foi o pior acidente nuclear desde Chernobyl. Nas últimas semanas, problemas na parte elétrica da central – um deles chegou a ser atribuído a um rato roedor de fios – provocaram por duas vezes paralisações no sistema de refrigeração de Fukushima, provocando dúvidas sobre a segurança do funcionamento da central e reavivando temores de uma nova crise nuclear.

(Com agências EFE e Reuters)

Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir