Categoria Policia  Noticia Atualizada em 06-04-2013

Foto de suposta agressão em praça de BH causa polêmica na internet
Imagem mostra homem enforcando outro com corrente. Suposto agressor publicou foto no dia 29 de março, em perfil de rede social.
Foto de suposta agressão em praça de BH causa polêmica na internet
Foto: g1.globo.com

Uma foto que mostra um homem supostamente agredindo com uma corrente um outro homem que parece ser um morador de rua virou motivo de polêmica nesta sexta-feira (5) nas redes sociais. A imagem foi feita na Praça da Savassi, em Belo Horizonte. O advogado Pedro Munhoz afirmou ao G1 que foi o primeiro a compartilhar a foto.

A imagem postada no perfil do suposto agressor tinha a mensagem "Quer fumar um kraquinho? Quer? Em meio à praça pública cheio de crianças? ACHO QUE NíO!". Segundo Munhoz, a foto foi descoberta porque ele está monitorando o episódio do trote racista na Universidade Federal de Minas Gerais. O advogado acredita que o rapaz envolvido no trote da UFMG seja de uma facção rival a do suposto agressor. "Havia um comentário deste rapaz, fui checar o perfil e apareceu a foto lá", disse.

Munhoz ainda citou que, no perfil na rede social, o suposto agressor fazia referências ao nazismo. "O sujeito faz propaganda do nazismo abertamente". O perfil foi apagado no início da noite desta sexta, após a repercussão da imagem.

"Não era um adolescente normal", disse um conhecido do rapaz apontado como agressor na foto. Segundo este jovem, que pediu para não ser identificado, o homem, de cerca de 25 anos atualmente, já demonstrava ser uma pessoa agressiva ainda na escola. Eles foram colegas no ensino fundamental, em um bairro tradicional de Belo Horizonte.

Este conhecido contou à reportagem do G1 que, depois de muitos anos, encontrou o suspeito em festas em um local de shows de punk rock, e que ele arrumava brigas. "Ele já foi skatista, já foi fã de rap, já foi punk e parou no skinhead".

Antes de excluir o perfil, o suposto agressor fez um post em seu perfil em uma rede social, após ser procurado pela imprensa sobre o caso. "Não tenho NADA a dizer a vocês da mídia, aonde claro, sempre vão distorcer tudo. Não me procurem mais, não terão a entrevista para vender suas mentiras com seus jornaizinhos baratos cheio de sangue."

A 4ª Cia. de Polícia Militar, que faz o policiamento da região da Savassi, disse que nenhum caso de agressão foi registrado nesta sexta-feira, e que não é possível verificar se outros casos foram registrados nos últimos dias.

"Delito duplo"
De acordo com o professor André Luiz Freitas Dias, membro da coordenação-geral do Programa Pólos de Cidadania da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – que trabalha para efetivação dos direitos humanos – tanto a possível agressão quanto a divulgação da imagem são uma forma de violência, um "delito duplo". Ele lamenta o caso por se tratar por situação ainda comum. "Infelizmente não é uma coisa pontual, a gente teve há pouco tempo uma ocorrência também assim de discriminação no próprio trote da Faculdade de Direito. Mas, especificamente, a gente está muito preocupado com a questão de desamparo dessa população em situação de vulnerabilidade social", analisa.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir