Categoria Religião  Noticia Atualizada em 06-04-2013

Papa Francisco tomará posse da Cátedra do Bispo de Roma
Papa tomará posse no domingo da Cátedra de Bispo de Roma na Basílica de São João de Latrão, a catedral da capital italiana, em um ato que será realizado quando ainda não foi completado um mês de sua escolha como pontífice, no conclave de 13 de março.
Papa Francisco tomará posse da Cátedra do Bispo de Roma
Foto: g1.globo.com

A posse do argentino Jorge Mario Bergoglio da diocese de Roma, da qual é titular em qualidade de pontífice, se produzirá mediante uma cerimônia na basílica que está prevista que comece às 17h30 local (12h30, horário de Brasília) e na qual participarão também o cardeal vigário de Roma, Agostino Vallini, e o vigário emérito Camillo Ruini.

Junto a eles, párocos e outros religiosos, assim como fiéis da capital italiana, acompanharão Francisco em um dos momentos mais especiais para o papa argentino, que, apesar de vir "quase do fim do mundo", como ele mesmo disse, assegura que se sente, antes de tudo, bispo de Roma.

A cerimônia em São João de Latrão começará com a posse da Cátedra da diocese de Roma, representada pela poltrona elevada da época do papa Leão X na basílica patriarcal, seguido do rito da obediência.

Posteriormente, Francisco presidirá uma missa na catedral romana, que deve ser assistida pelo prefeito da capital , Gianni Alemanno, entre outras autoridades da cidade e da Itália.

Durante séculos, a posse da diocese romana era precedida pela chamada "cavalgada papal", na qual o recém eleito pontífice atravessava em procissão o centro de Roma até a Basílica de São João de Latrão sob um cavalo branco.

Esta tradição foi conservada até o século XVIII e depois se utilizaram meios mais cômodos para o pontífice, como os carros de cavalos ou, a partir de Pio XII no século XX, os automóveis para transportar o bispo de Roma desde o Vaticano até São João de Latrão.

Além da cerimônia de posse do novo bispo de Roma, que sucede Bento XVI após a renúncia ao pontificado em 28 de fevereiro, está previsto que amanhã seja descoberta uma placa em honra a João Paulo II na praça de São João de Latrão, na parte anterior ao Palácio do Vicariato.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir