Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-04-2013

Morre aos 85 anos a atriz espanhola Sarita Montiel
A atriz espanhola Sarita Montiel, �cone de Hollywood e s�mbolo do cinema dos anos 50, morreu nesta segunda-feira em sua resid�ncia, em Madri, aos 85 anos de idade.
Morre aos 85 anos a atriz espanhola Sarita Montiel
Foto: br.noticias.yahoo.com

Nascida em 10 de mar�o de 1928, Montiel, que tamb�m teve uma importante carreira como cantora, � considerada a atriz espanhola mais famosa em Hollywood, onde fez mais de 50 filmes, alguns com grande �xito comercial.

Dona de uma beleza voluptuosa e voz grave e sensual, a atriz, nascida no seio de uma fam�lia humilde de Ciudad Real, sul da Espanha, alcan�ou fama mundial com o western hollywoodiano "Vera Cruz", de 1954, onde atuou ao lado de Gary Cooper e Burt Lancaster, assim como com "La Violetera" (1958) e "A �ltima can��o", de 1957.

A �ltimo can��o" � um dos filmes de maior bilheteria do cinema espanhol.

Mar�a Antonia Abad Fern�ndez, seu nome verdadeiro, estreou nas telas de cinema com um pequeno papel no filme "Te quiero para mi", de 1944, antes de participar em 48 produ��es at� 1974.

Em um trecho de uma entrevista (sem data) difundida pela r�dio p�blica espanhola RNE, a estrela se definiu como "uma mulher muito tranquila, muito modesta, muito normal".

Em outra entrevista � emissora Onda Cero, a atriz recordou suas experi�ncias em Hollywood, especialmente seu encontro com Marlon Brando, em 1951.

"Fui idiota. N�o dei nenhuma aten��o a ele. Ele estava com Frank Sinatra fazendo Eles e elas (Guys and Dolls), e fiquei conversando com ele a tarde toda", contou.

Tamb�m contou como conheceu a grande estrela da �poca, Greta Garbo, diante do jardim de sua casa.

"Estava em minha casa. Eu me levantei tarde porque continuava no fuso da minha vida espanhola. Vivi anos nos Estados Unidos, mas tomava caf� da manh� ao meio-dia, enquanto todos almo�avam".

Casada entre 1957 e 1963 com o diretor americano Anthony Mann, um de seus quatro maridos, Montiel, muito cobi�ada pelo p�blico masculino, foi a primeira atriz espanhola a fazer sucesso em Hollywood.

Em 1975, abandonou a carreira no cinema para dedicar-se apenas � m�sica, na qual gravou m�sicas que entraram para a hist�ria como o tango "Fumando espero", na qual evocava not�vel eleg�ncia uma de suas grandes paix�es, fumar charutos cubanos.

Seu segundo marido foi o industrial Vicente Ram�rez Olalla. Em 1979, casou-se com outro empres�rio espanhol Pepe Tous, falecido em 1992, com quem adotou seus dois filhos, Thais e Zeus.

Tamb�m viveu conhecidos romances com o escritor Ernest Hemingway, o ator James Dean e o pr�prio Gary Cooper.

Fonte: cinema.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir