Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-04-2013

WikiLeaks: Igreja considerou que massacres na era Pinochet eram propaganda comunista
H� 40 anos, o Vaticano qualificou como �propaganda comunista� os relatos de massacres � popula��o durante a ditadura de Pinochet, revelam documentos do Departamento de Estado dos EUA divulgados pela WikiLeaks.
WikiLeaks: Igreja considerou que massacres na era Pinochet eram propaganda comunista
Foto: www.abola.pt

Um telegrama enviado a 18 de outubro de 1973 pelo embaixador norte-americano na Santa S�, disponibilizado no site WikiLeaks, d� conta de uma an�lise do Vaticano.

�Durante uma chamada em 18 de outubro [de 1973], o arcebispo [Giovanni] Benelli, subsecret�rio de Estado do Vaticano, expressou a sua preocupa��o e a do Papa [Paulo VI] com o �xito da campanha internacional esquerdista para distorcer completamente a realidade da situa��o no Chile�. Bennelli, diz o telegrama do Departamento de Estado norte-americano divulgado pelo WikiLeaks, �classificou-a de cobertura exagerada e possivelmente o maior �xito da propaganda comunista�.

Este � apenas um dos 1,7 milh�es de documentos diplom�ticos secretos dos Estados Unidos que o WikiLeaks publicou segunda-feira, como forma de provar �a grande variedade e o alcance da influ�ncia norte-americana em todo o mundo�.

Fonte: www.abola.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir